domingo, 31 de outubro de 2010

O Último que sair fecha a porta!!!

Hoje vou postar aqui o link do meu video predileto! Trata-se de um documentário maravilhoso que fala sobre brasileiros que estavam em processo de imigração pro Canadá. Digo "estavam" pois o video é de 2008, e todos eles já estão lá super bem e comprovando cada vez mais que fizeram uma boa escolha.
Eu não me canso de assistir, aproveito e mostro esse video para parentes e amigos sempre que posso, pois ele diz exatamete tudo que muitas vezes não consigo explicar pra eles. As vezes eles não entendem. :-(

É muito engraçado que os sentimentos de pessoas que sonham com a imigração é igual. Sonhamos as mesmas coisas, temos as mesmas expectativas, os mesmos medos. É um sentimento estranho. Esse documentário é muito especial, pois conta um pouquinho da história de vários casais que compartilharam os motivos, os desejos, os desafios, e o fato de largar tudo que tem aqui para ir pra um lugar desconhecido. Acho muito válido assistir, tenho certeza que servirá de inspiração para muita gente que está no processo ou que pensa ainda em imigrar. Pra mim serviu de incentivo. Foi o empurrão que eu precisava. Sonho com um Brasil melhor, mas passa ano após ano e as coisas continuam as mesmas! Sei que pra muita gente parece corvardia preferir largar tudo aqui e não ficar pra lutar e tentar melhorar as coisas. Mas é complicado! realmente são apenas poucos que estão lutando... E é como se tivesse nadando contra maré.
2011 está ae... novo governo... novas promessas, será que vai mudar algo? sinceramente eu não sei... Está muito dificil de acreditar. :(
Enfim! Assistam e depois avaliem... Eles estão errados? Quem será o último a fechar a porta???

Espero que gostem!


Au revoir!
Monique


LINK PARA DOWNLOAD DO DOCUMENTÁRIO PELO 4SHARED.COM: http://www.4shared.com/file/lH9tknRm/OUltimoQueSairFechaAPorta.html



 Sobre o Documentário:
Ficha Técnica:Produtoras: Malu Viana Batista e Heloísa Jinzenji
Duração: 52 minutos
Autora: Carolina Fernandes - mail: anilorac.fernandes@uol.com.br


Diretores: Carolina Fernandes e Lessandro Sócrates
Co-produção: Carolina Fernandes
Pólo de Imagem
Fundação Padre Anchieta – TV Cultura


polodeimagem@gmail.com
Coordenação do DOCTV no Estado: Carlos Wagner La Bella
waguinho@tvcultura.com.br


Fonte: DOC TV

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Forms Enviados!


512 gramas! Esse foi o peso de toda minha vida e a do Heitor num envelope do Sedex com destino ao Consulado do Canadá em São Paulo.

Finalmente depois de muitos anos de pesquisa e de várias desanimadas, conseguimos preencher toda papelada e enviar hoje pelos correios.

O que estou sentindo, não dá pra explicar por aqui escrevendo... É uma mistura de alegria, medo... não consigo explicar. Mas sei que agora está andando! Dei um passo enorme. Era um sonho que agora está ficando cada vez mais concreto.

O que eu espero é que tudo dê certo e o Deus possa nos abençoar nessa escolha que fizemos.
O próximo passo agora é esperar a famosa entrevista.

Enquando isso temos que estudar muiiiito francês!!!

Torçam por nós!

Obrigada a todos que sempre nos apoiaram nesse projeto (foram muiiiito poucos os que apoiaram)! Quando a gente tava quase desistindo nos deu forças pra continuar. Pois não é fácil quando não se tem apoio, ânimo, ou o incentivo das pessoas que são mais importantes pra gente!

Nosso muito Obrigada!
Au revoir
Monique

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Palestra Catherine Potvin

Pessoal, achei um audio de uma palestra da famosíssima Catherine Potvin no site Centro Cultural da Juventude.
Pra quem não conhece a Catherine, ela é canadense, dona da École Quebec, mora em São Paulo a mais de 5 anos, e nessa FANTÁSTICA palestra ela fala sobre a questão do Canadá Inglês X Francês, fala sobre a luta que o povo da parte francesa passou para conservar a cultura francesa e a lingua. A influência da igreja católica e as revoluções. Fala também sobre a questão de separar ou não o Quebec do resto do Canada.
É muito legal pra quem não conhece a história do Canada saber o que esse povo passou.





Posso garantir que vale muiiito a pena ouvir até o final. É muito interessante mesmo! Depois de ouvir responsam: Separar o Quebec do Canada ou não?
Espero que gostem!
Au Revor!
Monique

domingo, 24 de outubro de 2010

Processo Quebec - Por onde começar

Muitos perguntam como funciona o processo da provincia de Quebec, então vou postar aqui algumas informações e explicar um pouco do que sei.

Na internet, pesquisando rapidamente no Google vc encontra zilhões de informações sobre imigrar pro Canadá, processo federal, processo de Quebec, tem muiiitos blogs interessantes falando a respeito. Mas apesar desse mundo de informações procure sempre ler fontes oficiais, sites do governo do Canada mesmo. Lá as informações serão sempre 100% confiáveis.

Bem, pra comecar a melhor forma de vc ter uma ideia de como eh o processo de Quebec é ir numa palestra (Coisa que eu ADOROOOO) eu vou sempre que tem aqui no RJ. Eu uso as palestras como se fosse uma
vitamina... toda vez que dou uma desanimada eu vou numa palestra e saio de lá cheia de ânimo! Vale muito a pena.
Você pode se inscrever numa palestra no site: http://www.imigrarparaquebec.ca/

Depois de assistir a palestra creio que vc tbm sairá de lá com mais vontade de pesquisar de estudar e planejar seu dossie de imigração.

Pra vc imigrar vc precisa ter os seguintes requisitos:

1 - Nivel superior (a pontuação de determinandas profissões varia bastante)

2 - Preferencialmente ter menos de 35 anos (Se tiver mais, não significa que vc está fora... mas após 35 anos, seus pontos reduzirão significativamente)

3 - Experiência profissional, de preferência mais de 2 anos;

4 - Françês, mínimo de 150 horas de estudo...

Esses são os itens principais:

Mas vários outros quesitos contam pontos no processo:

-Ter filhos, conta bastante pontos tbm no processo! (Mas não é pré- requisito)

-Ter passado pelo menos 1 semana no Quebec

-Ir acompanhado com o conjuge (e ela/ele ter nível superior e experiência profissional tbm contam pontos)

Enfim.. pra vc se avaliar, o melhor e mais indicado é fazer o teste Online:


Lista de documentos pra vc preencher e enviar pro Consulado:



Não é complicado! As respostas estão todas ae! Site Oficial do Governo do Canada!

Imigrar não é para todos, avalie, pese! Pense bem, planeje. Pois vc vai começar uma vida do zero!

No meu caso... começar do zero no Canada, é apenas um detalhe. Estou farta do RJ, da violência gratuita, da corrupção, da falta de educação, do trânsito, das pessoas me dando papelzinho na rua oferendo empréstimo (isso me irrita...rs) da sujeira nas ruas, da desvalorização do profissional, da impunidade...

Nossa a lista é grande né?

Não estou dizendo que o Canada eh um país perfeito.. e que não existe nada disso. Eu sei que chegando lá terei muiitas dificuldade, a adaptabilidade é um dos maiores problemas... o idioma... a procura do primeiro emprego. Vai ser dificil. Mas é o que pais que eu escolhi pra morar, pra ter filhos e eu vou me adaptar a ele!

Au Revoir tout le monde!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Recomeçando....

Salut, ça va?
Pois é... depois de quase 1 ano sem postar estou de volta...rs
Motivo?
Muitos!!!
A vida aqui no Rio de Janeiro é muiiito corrida, saio de casa cedinho e chego na hora de dormir.. é assim a semana inteirinha! É bem complicado.
No decorrer desse ano muitas coisas aconteceram, boas e ruins pra nossa familia.

Resumidamente mudamos de planos várias e várias vezes nesse ano.
Em janeiro tivemos o choque de saber que nossa profissão saiu da lista de Skilled Works.. foi um balde de água fria, desanimamos, não fizemos mais planos.. enfim...paramos.

Em fevereiro decidimos aproveitar nossas férias e também comemorar nosso aniversário de 2 anos de casamento. E o destino??? França e Inglaterra!
Conhecemos Paris, Versailles, Londres.... Ahh.. Londres... que lugar maravilhoso!!!!
Obviamente saimos de lá com o coração cheio de vontade de morar em Londres um dia. (Na verdade, o mais rápido possível...rs).
Voltamos de viagem com o coração cheio de expectativas, planos e o bom é que Heitor pode ter cidadania Italiana. Pra ele é "tranquilo" morar na Europa.
Mais uma vez fizemos mil planos. Chegamos de viagem e fomos direto ao consulado italiano aqui do RJ dar entrada na papelada pra ele rapidamente conseguir a cidadania e em seguida o passaporte italiano. rs
Eu como esposa não posso ter cidadania por enquanto... só depois de um certo tempo. Mas é bom ele adiantar logo, quando menos tempo melhor, né?
Depois de ter dado entrada na cidadania, eis que depois de alguns meses esperando, decido pela quadrigésima vez assistir mais uma palestra de imigração para Quebec (eu ja fui em tantas, que nem consigo lembrar da quantidade de vezes...rs)
Só sei que saí da palestra como??? Suspirando....rs

Cada vez que eu vou nas palestras eu me sinto no Canada de novo...rs É impressionante.. é como se fosse uma palestra motivacional para dependentes químicos ou coisa parecida... rs Saí de lá inspirada a não desistir do Canadá...
Chego em casa, isso no início de Julho, após a palestra, e começo a pesquisar cursos de francês intensivo no RJ...
Eis que encontro a École Quebec, a matriz é em SP e no site dizia que tinha uma escola no RJ. Liguei pra lá.. peguei preços para o "casal".. Até então o Heitor nem sabia que eu tive o surto de querer ir pro Canadá de novo...rs
Estudar francês pra ele estava fora de cogitação, sem codições, não havia a menor hipótese dele fazer biquinho pra estudar francês...Preconceito, né??? kkkkkkkk
Enfim... tudo pesquisado, turma nova de francês ia comecar dia 12 de julho... estávamos no inicio de julho quando vi isso tudo... Meu aniversário seria no dia 10 de julho e aproveitando a data do meu niver, eu tinha que pedir meu presente, né?
E foi isso, vamos estudar francês "JUNTOS" e tentar ir pro Quebec! Ele resmungou por alguns dias, reclamou.... mas é presente de niver, né? não pode negar!
Depois de muito esforço ele decidiu aceitar e eu tbm já tinha feito nossa matrícula mesmo, não tinha como ele correr...

Primeiro dia de aula...Nossa, como eu queria ter filmado ele tentando ler! Vc escreve francês de um jeito e lê de outro! Nada fazia sentido! kkkk foi muito engraçado..rs
Pra mim nem tanto, pois eu ja tinha uma base de francês, já ele, era a primeira vez que tava estudando o idioma.
O legal eh que os professores todos são canadenses, isso ajuda bastante! E o restante da turma tem o mesmo objetivo que o nosso: imigrar.
Bem...passados 3 meses desde o inicio do curso, posso dizer que o Heitor é quase um Canadense nascido em Montreal...kkkkk Ele perdeu o preconceito do francês, está adorando estudar o idioma, escuta diariamente músicas francesas (e tenta cantar junto..desastre...rs)

Hoje temos pouco mais de 60 horas de francês, posso dizer que a evolução é enorme! Lógico, falta muitas horas ainda pra gente conseguir passar numa entrevista, mas depois que começamos a estudar francês, com prof. canadenses, e conhecer através dele um pouco da cultura do Quebec, a história, tudo que eles passaram... foi muiiito bom mesmo.. na verdade está sendo uma ótima experiência aprender o idioma e conhecer a província mesmo nunca ter ido lá. Confesso que inicialmente meu projeto inicial era morar em Toronto, mas estamos apaixonados por Montreál agora!

Bem, não vou deixar para amanhã meu próximo post onde vou falar do nosso projeto Quebec!
Au revoir! :)