sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ma liste de Souhaits 2012

Salut mes Amis!

E o ano esta chegando ao fim... sinceramente, nunca desejei tanto que esse ano passasse depressa!
Como falei no post anterior, 2011 foi um ano incrível pra mim, realizei alguns sonhos, conheci pessoas maravilhosas, aprendi muito mesmo.
Eu sou uma pessoa muiiito sonhadora... tenho os sonhos mais "impossíveis" que alguém poderia ter....rs 

Mas como Sonhar é de graça, sonho sempre, afinal, não custa nada né?
Hoje, vou fazer minha famosa listinha de desejos para o ano de 2012.
Ano passado eu consegui realizar alguns sonhos e espero muiiito que consiga realizar bastante coisa nesse ano que está por vir.

Segue a lista, não necessariamente na ordem que está sendo escrita.

- Ganhar na Mega Sena. (esse é um dos sonhos "impossíveis", pois todo ano eu sonho e nunca ganho nada....hahahahhahaha)
- Ter nível avançado no Francês (essas férias da École está acabando comigo. Se paro de estudar esqueço tudo rapidinho)
- Voltar a estudar inglês (Não aguento mais começar um cursinho e NUNCA terminar....rs)
- Obter a certificação ITIL (eu e Heitor)
- Obter certificações da Microsoft (Eu e Heitor)
- Obter certificações da CompuTIA (Eu e Heitor)
- Obter certificação CCNA (só eu, pois Heitor já conquistou em julho, desde ano. \o/ )
- Que meu pedido de exames chegue na data prevista do Consulado (que é em março ou Abril de 2012. Porque se passar muito dessa data eu vou ficar louca de ansiedade).
- Que meu VISA Canadense fique pronto rápido.
- Que eu consiga juntar a grana que precisamos pra imigrar (Que eu pare de quebrar meu porquinho, pq senão vai ficar difícil..rs).
- Que a gente consiga finalmente imigrar em 2012 pro Québec;
- Que a gente consiga um emprego no Québec ainda estando no Brasil (Isso seria mais que perfeito!);
- Que minhas filhas (Plie e May) continuem sapecas e com saúde;
- Que eu e minha família tbm tenha saúde e paz... 
- Que eu consiga vender o máximo de coisas da minha casa pra eu poder montar minha casinha lá no Canadá;
- Que eu consiga finalmente meu VISA Americano;
- Que meus amigos que estão aqui ainda e os que já imigraram conquistem o que estão buscando. Visas emitidos, empregos em suas respectivas áreas e que sejam felizes!
- Que eu seja uma pessoa melhor em 2012. Que eu seja mais calma, menos ansiosa e que minha unhas sobrevivam aos acontecimentos que espero pro ano novo...rs
- Que Papai do Céu esteja sempre à frente de meus sonhos, meus projetos. Pois sem ajuda Dele não sou nada, não posso nada...

É o que eu me lembro até agora...
Ficarei muito feliz se conseguir relizar esses sonhos (incluindo a mega sena....rs)

E que 2012 chegue logo... Estou contando os dias!

Enfim, desejo a TODOS um Ano Novo cheio de realizações!!! 

Lembrem-se sempre: NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS!!! Sonhem alto! Trabalhem, estudem, corram atrás... TUDO é possível se você acreditar!

Au revoir


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Je vous remercie!

É.. mais um ano está chegando ao fim... e pra não perder o costume vou fazer um resumo do que 2011 representou pra gente.

2011 foi e está sendo um ano FANTÁSTICO (pois ainda não acabou, né)! Agradeço a Deus pelas bençãos, e por me permitir realizar tantos sonhos e conquistar tantas coisas. 
Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, conhecer novos lugares, aprender... 

Revisando meus "Desejos para 2011", que escrevi há 1 ano atrás, pude ver que o Senhor verdadeiramente me abençoou, e sou muita grata a Ele por isso.

O início do ano foi bem complicado... convocação para entrevista, stress total pra fazer o dossier, imprimir ofertas de trabalho, fazer pesquisas sobre a cidade que pretendíamos morar... foram dias sem dormir, muiiito estudo do francês e a insegurança consumia minha mente de não conseguir passar por essa etapa tão esperada, que foi a
entrevista e recebimento do CSQ. Fora o fato de fazer isso tudo sem poder comentar com ninguém do trabalho, e até mesmo amigos. Evitamos ao máximo falar sobre isso nesse período. Quanto menos gente souber melhor... Até com os famíliares evitávamos falar sobre o processo... É bem complicado isso.

Acho que até hoje não consigo descrever o sentimento de ter sido aprovada e poder finalmente dar entrada no Processo Federal. Foi algo muito marcante mesmo pra mim.

O Heitor finalmente passou na prova CCNA, da CISCO. Fiquei muito feliz e orgulhosa, porque sei que ter essa certificação lá no Canadá vai ser um diferencial muito bom no CV dele;

Sobre o nosso francês... posso dizer que chegamos ao nível intermediário. Atualmente estamos de férias do francês. E já estou sentindo muita falta. Cada semana sem estudar me desespera... pois começo a perceber que aos poucos as palavras, as regras de gramática vão sumindo da minha mente.... o negócio é não parar de estudar francês nem nas férias! Senão esqueço tudo! Me sinto igual aquele peixinho, a Dory do procurando Neno, as vezes....
Minhas filhas May e Plie continuam mais sapecas do que nunca e com muita saude! Obrigada Senhor!
Pude acompanhar de perto a conquista de muitos amigos que estão no mesmo barco. Fui a algumas despedidas, mas tendo a certeza que nosso reencontro acontecerá em breve. Muitos passaram na entrevista e estão esperando assim como eu, o pedido de exames médicos... Ano que vem promete!

Em junho, Tive a oportunidade de viajar pra fora do país (Paraguay conta, né??? hahahahhahah) pois é...  Fui pra Foz do Iguaçu com minha familia e dei uma esticadinha no Paraguay e depois na Argentina...kkkkkkkkkkkkk

Ah...finalmente depois de 3 anos morando no RJ, tive a oportunidade de conhecer o Cristo Redentor (Apesar de eu ter visto apenas a sombra dele...rs Pois tava um nevoeiro terrível no dia que escolhi pra ir....rs)

E conheci também o Pão de Açúcar. Lindo demais.

Apesar das coisas que conquistei até agora em 2011, tem também as coisas que ficaram pendentes e que entrarão na minha lista de desejos pro ano que vem... que ainda estou prepando. E a lista está grande heim!
Hoje, dia 23 de Dezembro, quero apenas agradecer por tudo, meu Deus. Muito Obrigada!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

9 Meses de Processo Federal

É... pra não perder o costume, passei aqui para registrar nosso aniversário de 9 Meses de Processo Federal. Esse filho está difícil de nascer, viu...

Nesses últimos meses de espera muita coisa passa pela nossa cabeça. É muita ansiedade, angustia, medo... já perdi todas as unhas, já chorei, sorri, fiz e ainda faço muitos planos pra quando chegar o grande dia. Mas hoje, completando 9 meses de espera, acho que aos poucos estou acalmando meu coração. Pois creio que está mais perto do fim dessa tortura. 

Ah! Estou com uns projetos novos, pra antes de imigrar, mas só vou postar aqui quando tiver 100% de confirmação! :)
É mais um sonho que espero realizar, se Deus permitir. Mas isso são cenas para os próximos capítulos, ainda não tem nada 100% confirmado...rs
O que posso dizer por enquanto é muuuuiiiito obrigada as pessoas que me incentivaram realizar esse sonho...  Estou contando os dias!

Au revoir,
Monique

sábado, 10 de dezembro de 2011

Você Realmente Quer Imigrar???

Uma frase muito famosa entre os imigrantes é: "Imigrar NÃO é para todos".

Cada vez mais eu compreendo o que realmente significa essa frase. Imigrar é algo que vc tem que querer de coração mesmo. Você aprende muito, erra muito, cai, levanta, sente saudades, passa por dificuldades, mas vc realmente sabe o que quer e sabe onde quer chegar.

O que tenho visto nesses últimos dias são dezenas de pessoas simplesmente desistindo de seus sonhos, sem ao mesmo se dar o trabalho de tentar.

Não falo isso só porque já estou indo pro nono mês de espera do pedido de exames médicos, já passei pelo stress da entrevista e dei entrada no federal. Mas eu falo isso por experiência própria. 

Imigrar pro Canadá é um sonho pra mim. É algo que eu almejo não é de ontem. Há mais de 4 anos eu sonho com isso. Desanimei muitas vezes nesses últimos anos. Mas o sonho nunca morreu.

Eu já passei por algo parecido uns anos atrás. Eu estava estudando feito louca para prova do IELTS e dar entrada no processo federal (Skilled Work), isso há pouco mais de 2 anos atrás. Quando de repente levei uma rasteira. O processo federal MUDOU! A minha profissão (TI) saiu da lista do NOC! Fiquei sem chão! E agora???

Senti exatamente como muitos estão sentindo agora com essa mudança do processo de Québec. Naquele momento eu não tinha mais alternativas. A não ser esperar...

Até que conheci o processo de Québec... era algo inimaginável pra mim e pro Heitor. Estudar francês era como aprender japonês pra gente. Mas temos um sonho né? Porque não tentar? Não sabíamos quanto tempo levaria para poder formar as primeiras frases em francês... achava que demoraria anos pra gente conseguir passar numa entrevista em francês...
Mas depois de muita dedicação, incrivelmente depois de 3 meses já conseguíamos manter uma conversa básica e começamos a evoluir rapidamente nesse novo idioma. \o/

O que quero dizer é que se vc REALMENTE quer algo, porque vc vai desistir na primeira barreira?
Afinal... o que mudou no processo de Québec???
Você vai precisar fazer uma prova de francês? Vai gastar um pouco mais de grana pra enviar sedex pro méxico? Esse é seu medo?
Gente.. isso não é NADA quando se tem um sonho! Vcs estão esperando o que pra meter a cara nos livros e estudar francês? Fazer simulados da prova.. na internet há milhares de dicas e simulados sobre esse teste de conhecimento de francês!

Estudar francês é uma obrigação de quem esta indo pro Québec! Que trauma tem mudar um pouco o foco dos estudos (que antes eram pra entrevista) para uma provinha de francês?
Eu não vejo mal algum, nem tem muita diferença.

O processo de Québec é única alternativa para muita gente. E as portas "ainda" estão abertas, não sabemos até quando. 
Uma pessoa que desiste assim, sinceramente acho vai ter muito mais dificuldades lá fora, quando começar a encarar as adversidades.
Lá o ínicio vai ser dificil, isso é fato, a adaptação, procura de emprego, tudo isso pode ser muito estressante. 
Você tem que começar a se preparar ainda aqui no Brasil. Imagina se vc desistir cada vez que algo não for do seu agrado lá fora? Lá não é o país das maravilhas. Muita coisa pode te decepcionar também. 
Sua mente deve estar preparada desde já.

Enfim... é o que eu penso sobre isso tudo. 
Você realmente quer imigrar??? Sua chance é AGORA! Estude!

Au revoir

domingo, 4 de dezembro de 2011

Fechando as portas? Acho que não!

Nos últimos dias muito se falou sobre futuro do processo de imigração por Québec e muitas pessoas que planejam dar entrada no processo de imigração no ano que vem resolveram antecipar seus projetos imediatamente com medo das possíveis mudanças.

O que sabemos é que alguns palestrantes estão alertando nas palestras que acontecem pelo Brasil que ano que vem o processo de imigração será alterado. Na verdade as alterações (se ocorrerem) em minha opnião não "fecharão" portas pra ninguém.

Coisas que podem acontecer se houverem essas mudanças:

- Todo mundo vai ter que enviar a papelada toda do processo pro escritório do México;
- Todo mundo vai ter que fazer uma prova, tipo TEF, TCF-Q entre outras, de proficiência do idioma;
- Em alguns casos acredito que as entrevistas talvez não sejam mais necessárias, já que vc fará uma prova. Mas sobre isso não tenho certeza.
- Fora isso, não ouvi falar nada sobre "cortes" na lista de profissões (como costuma acontecer no processo SW Federal).

Se forem só essas mudanças, sinceramente não vejo porque tanto medo.
O processo vai ficar mais caro??? Pra alguns sim. Pra outros não vai mudar em nada.
Pra alguns vai ficar caro pois vc vai ter que enviar a papelada pro México e vai ter que pagar pela prova de francês ou inglês que vc terá que fazer. 

Pra outros o custo não muda em nada. Pode até ficar mais barato.
Exemplo: Quem mora fora de São Paulo e tem que se deslocar pra fazer a entrevista lá gasta uma grana preta de passagens e hospedagem.

Pagar pra enviar um sedex pro México e fazer uma prova de francês certamente vai ficar beeeem mais barato. (Isso se realmente não houver mais necessidade da entrevista)

O processo vai ficar mais lento, isso é fato. Atualmente eles demoram em média uns 4 ou 5 meses para avaliar o dossier e entrevistar.
Com a mudança do processo, acho que deve demorar um pouco mais para avaliarem tudo lá no México.

Enfim... se forem essas as mudanças basta apenas continuar estudando francês.. estudar gramática, fazer os simulados da prova e pronto. Pra alguns é mais facil fazer uma prova do que uma entrevista. O negócio é apenas ESTUDAR.

Simples assim :)

Então pessoal.. sem pânico.. continuem estudando e pronto.

Au revoir

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

8 Meses de Processo Federal

Só pra deixar registrado, e pra não perder o costume:
Hoje completamos 8 meses de angustiante espera na Etapa Federal. Se o tempo informado no site do consulado for realmente válido, em março receberemos nossos sonhados VISA. \o/
Na teoria, faltam 4 meses!!!! Espero muiiiito que o prazo deles não mude!

Au revoir!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ANTES DE IMIGRAR

Salut,
Resolvi fazer um "Flashback de Posts" que na minha opinião são essenciais para o futuro imigrante ver/ouvir antes de ir embora.

  • RCI - J'adopte un Pays - De todos os links abaixo, o que mais ADORO é sobre o documentário da Valéria e do Patrick. Um casal de brasileiros, de SP que imigraram para Montréal com nivel de francês e inglês básico. É muito interessante poder acompanhar os primeiros dias deles, as dificuldades no idioma, as conquistas... enfim...
    Esse documentário da RCI é MAIS QUE RECOMENDADO!!!

  • O Último que Sair feche a Porta - Esse outro documentário super famoso de brasileiros em processo de imigracao para o Canadá. Também é excelente! Muito recomendado assistir!

  • (Audio) Palestra Catherine Potvin - Diretora da École Québec em SP. Falando sobre a diferença do Canadá Inglês x Canadá Francês (muito bom!)


  • (Audio) Palestra com a Soraia Tandel. Excelentes informações sobre o processo e a vida em Québec! Para quem vai fazer a entrevista vale a pena escutar... pois nos ajudou muito na nossa.



Decidiu fazer o processo de imigração?
Por onde começar? 
O link abaixo tem algumas informações para você dar esse sonhado passo. A imigração.

http://vamosprocanada.blogspot.com/2010/10/processo-quebec-por-onde-comecar.html


Au revoir!

domingo, 6 de novembro de 2011

1 Ano de Processo de Imigração

Semana passada nós completamos 1 ano de processo de imigração para o Québec.
Há um ano atrás enviamos nossa papelada pro Bureau e ficamos contando os dias para nossa entrevista, que ocorreu quase 5 meses depois do envio da papelada. E então no mesmo dia da entrevista demos entrada na etapa mais angustiante de todas. A etapa Federal.

Só de pensar que daqui "alguns meses" estaremos com o visto de residente em mão (se Deus quiser).... dá um arrepio... mistura de sensações...

Eu não vejo a hora de poder marcar uma data pra partir... começar a desfazer das coisas... quero poder "começar" minha vida, pois sinceramente desde que começamos a pensar em imigrar fizemos de tudo para não criar raizes aqui. É complicado viver assim. É uma escolha que tivemos que fazer.

Enfim... sonhar é o que tenho mais feito ultimamente... quero poder realizar esse sonho logo. Lá no Canadá!

Au revoir

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mais amigos partindo...

Não tem como não me emocionar quando vejo os amigos que fiz conseguindo realizar seus sonhos. 
E nesses últimos dias as emoções estão a mil!
Vários amigos tiveram novidades do consulado e foram informados que em muito breve receberão o tão esperado pedido de exames médicos!

Outros amigos tiveram notícias melhores: conseguiram emprego!!! 
Pois é.. sabe aquela Missão de Québec que estavam recrutando pessoal de TI aqui no Brasil? 
Então... eles foram fazer entrevista e muitos deles sairam de lá com contrato assinado. \o/

Ontem fizemos a despedida da C., uma amiga da École, que vai definitivamente imigrar pra Montreal na próxima semana. Ficamos muito felizes, e emocionados também. Nosso desejo, C., é que vc possa realizar TODOS os sonhos naquela terrinha que sabemos que vc ama muito! E se Deus quiser em breve estaremos todos juntos do lado de lá também!

E pra fechar nossa noite ontem com mais emoção, quase fomos assaltados, em Botafogo por um grupo de 4 ou 5 rapazes que nos seguiram até o carro.... Sério mesmo... eu achei que dessa vez não teria escapatória. Foi por pouco mesmo. Mas graças a Deus conseguimos entrar no carro e sair correndo dali. Sufoco!!!

Enfim...
Desejo a todos que conseguiram passar na entrevista muito sucesso com o novo emprego no Québec! E aqueles que não foram aprovados, fiquem tranquilos, pois a hora vai chegar! :)
E para aqueles que estão arrumando as malas... desde já muiiiiiitas saudades! E a certeza que não estamos "nos despedindo" mais sim dizendo um "Até breve".

Au revoir

terça-feira, 25 de outubro de 2011

FEL - Francisation en ligne


Salut

Daqui a pouco completaremos 8 meses de processo federal... e o nosso francês?
Desde que começamos estudar há pouco mais de um ano atrás, obviamente evoluimos muito, o curso intensivo e o ritmo da ÉcoleQuébec nos ajudou muito. Mas é meio natural tbm dar uma relaxada quando vc passa na entrevista né?... eu continuo estudando... But, não tão empenhada como antes da entrevista. E isso não é bom.
Um dos maiores problemas quando imigramos é o idioma. Não devemos relaxar nunca nos estudos aqui e nem lá. O ideal é não parar de estudar nunca. 
Tenho plena consciência que é essencial chegar lá com o nível intermediário/avançado pelo menos em um dos idiomas oficiais. (Inglês ou Francês). Tem gente que simplesmente para de estudar depois da entrevista.
Mas nós nao podemos nos dar o luxo de descansar... pois senão como vamos vender o nosso peixe lá fora? Ah não ser que vc leve uma enorme reserva financeira que permita que vc fique longos meses apenas estudando. 
Enquando não sai o visa, o jeito é a gente focar nos estudos por aqui mesmo, acho que isso vai facilitar bastante quando chegarmos.

Enfim... sobre o título do post,  após 7 meses de CSQ consegui inscrever meu marido na Francisation En Ligne. É muito simples e rápida a inscrição e depois que vc faz o cadastro, o sistema deles envia um email informando que seu pedido de francisation foi negado informando que vc não reside no Québec, etc. Acho que é uma mensagem padrão do sistema deles. Pois ja vi vários casos de pessoas que fazem o pedido e são negados.
Então como eu já sabia que isso ia acontecer, fiz exatamente o que as outras pessoas fizeram. Para resolver é só responder o e-mail com o numero do CSQ que eles fazem a liberacao do acesso.
Meu marido por enquanto tem gostado muito do curso. É bem voltado mesmo pro imigrante. As aulas explicam desde como alugar um apto no Québec, ensina como funciona alguns sistemas lá... ou seja, vc aprende francês e aprende como dar seus primeiros passos assim que chegar.
Por enquanto eu não fiz minha inscrição. Mas pretendo fazer em breve.
Fora as aulas de francês na école, tenho estudado paralelamenre o programa Rosetta Stone. É bem legal e está me ajudando bastante a enriquecer meu vocaburário. Eu recomendo fortemente.

Por enquanto é isso.
Au revoir

domingo, 16 de outubro de 2011

7 meses de Processo Federal

Salut!
Só pra não deixar passar em branco, vou registrar aqui mais um aniversário de processo. Hoje completamento 7 meses de espera agonizante.
Apesar da nossa espera, estou muito contente com o andamento do processo de várias pessoas que eu sigo tbm nos blogs. Muita gente com 12... 13 meses de processo conseguiram pegar o pedido de exames médicos pessoalmente no consulado. Parece que por conta da greve dos correios, eles acumularam lá vários pedidos de exames, e quem consegue ligar para lá, tem conseguido agendar pra buscar pessoalmente a papelada. Maravilha, né? :)

Para aqueles que conseguiram pegar o pedido de exames e os que tiveram a sorte de receber em casa. Meus parabéns! Agora falta super pouquinho pro tão sonhado visto de residente permanente!

Au revoir

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pensando em mudar de área

Não é de hoje que eu penso nisso. Trabalhar com informática as vezes é algo muito estressante. Dependendo do que vc faz, vc quase não tem vida social, e muitas vezes nem tempo pra sua família...
Trabalhar várias horas de madrugada, não dormir, não comer... isso é uma das coisas básicas para quem trabalha em algumas áreas da TI. Hunf!
Tem horas que eu sinto vontade de gritar e comprar uma barraquinha de cachorro quente e começar a vender na rua pra ver se é menos estressante... Se der errado, pelo menos eu como o cachorro-quente todo e não fico tanto no prejuízo....rs

Quando eu era pequena, eu queria ser cantora, atriz, modelo, jogadora de futebol, médica ou veterinária....Obviamente não consegui seguir nenhuma das profissões acima. E acabei entrando a área da informática.... Ahhhh se eu soubesse que perderia tanto cabelo e que não teria unhas por conta disso... Acho que eu teria tentado até o fim seguir uma das profissões que eu tanto sonhava... kkkkkkkkkkk

Eu não sei se TI é assim em todo lugar... eu não sei se eu vou me estressar tanto no Canadá, quanto eu me estresso aqui. Mas vou inicialmente continuar a trabalhar com TI lá fora... de repente tentar outras áreas da informática, sei lá....
Paralelo a isso, eu penso em fazer outra faculdade lá. E a faculdade que tem enchido meu coração é a de Veterinária. Estou começando a pesquisar... parece ser bem complicado.. mas estou estudando essa possibilidade. Principalmente pelo custo. Pelo o que eu vi é muiiiiito mais barato estudar lá do que aqui.
Todo mundo que me conhece sabe que eu Adoroooooo cachorrinhos.... sou louca por animais de estimação... Essa seria uma profissão que certamente me daria um prazer enorme. (Assim, eu imagino)
Vamos ver ..... Isso é assunto pra quando eu chegar lá.. mas sonhar por enquanto, não custa nada. :)

Enquanto isso... sobre meu processo... tenho "ouvido burburinhos" que devem começar a analisar minha papelada no início do ano que vem... daqui a 3 dias completo 7 meses de processo Federal. :(
Ou seja.. acho que só terei novidades sobre exames médicos em março ou abril do ano que vem...

Já que eu não tenho opção.. o jeito é continuar trabalhando por aqui... com TI (Redes)...rs

Au revoir!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Medo de ficar doente

Meu povo, 

essa semana em uma das listas que eu sigo, rolou mais um debate sobre o sistema de saúde no Canadá, sempre rola essa assunto...
Eu sempre soube que o sistema de saúde lá não era legal (tipo, marcação de consultas, exames, etc)... mas só de ler as experiências que alguns imigrantes relataram recentemente, é de dar frio na espinha.

A última que li foi de uma moça que pisou em falso num buraco em Montréal e "estragou" uma operação que ela havia feito no joelho há uns anos atrás no Brasil.
O resultado disso está sendo catastrófico! Depois de várias consultas e muitas horas de espera, vc ouvir de médicos lá que "vc vai ter que suportar essa dor pra sempre" ou "vc só conseguirá um especialista daqui a 2 anos, Vá pra casa e espere nossa ligação". É demais né?

No Canadá a única coisa que tenho medo é isso. Não tenho medo de frio, trabalhar em "sub-emprego", não ligo pra isso... trabalho onde tiver emprego, sou trabalhadora, me viro.
Dificilmente fico doente... aqui no Brasil não tenho plano de saúde. Mas quando preciso de um médico nunca esperei mais que 2 meses pra conseguir um. 
Sim.. 2 meses é muiiiito tempo também. Mas é pouco se comparado ao tempo médio de espera do Canadá.
Lógico, cada caso é um caso. Tem gente que dá "sorte". Está com uma dorzinha aqui ou alí, espera umas 4 ou 8 horas na hospital.. e é atendido... Outros tem sorte de encontrar médicos mais atenciosos.

Essa questão da saúde no Canadá ainda é muito delicada. É importante que cada um que pense em imigrar tenha isso em mente. Tenham sempre planos A, B e C sobre saúde. É válido manter o plano de saúde no Brasil?
Pra quem pode, acho que é sim... muito válido. Normalmente as consultas são mais rápidas e se precisar fazer algum exame e/ou cirurgia simples não costuma demorar muito não, eu acho.

Pra quem não pode, o que pode acontecer é vc precisar gastar dinheiro pra voltar pro Brasil, marcar médico; esperar; fazer exames; esperar.... É caso de cirurgia? Marcar data e esperar uma vaga... e esperar, esperar e esperar... Nem sei dizer quantos meses isso levará para acabar.

O que mais vejo e leio é gente voltando pra se consultar no Brasil... ou pra fazer alguma cirurgia simples... e depois volta pro Canadá. Bizarro isso, né?
Mas acontece.. e Muito mesmo!

Óbvio que emergência é outra coisa. Lá vc é atendido de acordo com a gravidade do seu caso. Todas as grávidas, idosos, e outros casos passam na sua frente, se vc estiver na fila de espera.
Falta muito médico no Canadá. Falta Médico de Família. É uma pena.... Espero que esse quadro mude logo.

Au revoir

sábado, 17 de setembro de 2011

Desapegando... já?

Estou aqui agonizando com minha internet 3G... que hoje superou um pouco a velocidade da antiga internet discada. Sério mesmo. Pra quem é de TI algo que tira do sério é internet lenta. E pior. Não há nada que eu possa fazer. 
Já tentei TODOS os provedores de Niteroi. E nenhum deles podem me fornecer serviço de internet banda larga, devido indisponibilidade técnica no meu endereço... hahahahha 
Eu devo morar muito mal mesmo! rs 
Sendo assim.. a minha única opção é o modem 3G... que é praticamente uma internet discada aqui. Aff!!!

Isso me atrapalha muito, pois eu queria poder fazer a francisação online.. que tenho direito, por já possuir o CSQ... mas quando eu tentei fazer o cadastro, e fiz o teste de velocidade de internet pro curso, recebi a mensagem que o recomendado para o curso online é de no mínimo 1MB de velocidade.. aqui na minha casa a velocidade não chega nem a 100kbps...

Ou seja... realmente eh difícil, principalmente nos exercícios que eu tiver que usar video, audio etc...
não vou conseguir mesmo estudar assim... :( Resolvi não me inscrever por enquanto...

Agora que reclamei da minha internet... vou falar sobre o assunto desse post....rs

Aos poucos, mesmo sem ter data pra ir embora.... mesmo sem ter certeza que meu visto será aprovado.. pois vai que.... sei lá... esse consulado é muito doido, não tenho mais certeza de nada...
Eu comecei a vender, doar e desfazer de algumas coisas em minha casa... Eu sei! Sou ansiosa demais! rs
Mas tenho motivos....rs

Essa semana vendi para um amigo um laptop que comprei na minha viagem ao Canadá.. ele era meu xodó.. tinha até um adesivo da bandeira do Canadá nele. Enfim... mas eu já não estava usando. E computador parado, sem uso, não é bom. E por isso achei melhor vende-lo,  e guardar um dinheiro, né.
Semana que vem quem deve ir embora é meu velho aquario de 150 litros...  ele esta só ocupando espaço.. todos os peixes que eu tinha faleceram.... rs E como eu chorava toda vez que um peixe morria, desisti de vez de comprar peixinhos....  então ele está vazio ha pouco mais de 2 anos...rs Melhor vender logo né?

As vezes da vontade de sair vendendo tudo... e ficar só com o colchão e a TV, e esperar o visto com a mala pronta. But.. temos que esperar né.. rs

Mas acho válido pelo menos.. ir desfazendo de coisas que vc não precisa mais.
Quando a gente vai ver, descobre o quanto acumulamos coisas que não usamos... e que não nos serve. Melhor ir aos pouquinhos desfazendo desses bagulhos... doando roupas que não usamos e tudo mais.

E vender tbm o que conseguir e juntar mais grana pra sobrevivermos lá fora. Grana é uma coisa que vamos precisar e MUITO lá no Canadá...rs
Au revoir

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

6 Meses de processo Federal

Oiee..
só passei aqui rapidamente para registrar essa data. Hoje completamos 6 meses de espera! :(
Só pra não perder o costume, vou reclamar rapidinho: Poxa... não aguento mais esperar esse consulado dar algum sinal de vida!!! Só de pensar que "supostamente" faltam mais 6 meses de espera... e olhe lá, né?... Afff!!!

Pronto! Desabafei! rs

Boa sorte pra todos nós!

Fui!
Au revoir! :)

sábado, 10 de setembro de 2011

Quando contar sobre a imigração?

Acho que muita gente tem essa dúvida.

Qual seria o melhor momento de falar que vai se mudar para um país distante ou que está em processo de imigração?
Qual o melhor momento pra avisar amigos, familiares e patrões?

Sinceramente, não sei.


No meu caso, eu fui comentando sobre essa intenção "à prestação" aos nossos familiares e pouquíssimos amigos (poucos mesmo!)

A ideia surgiu em 2007... e em 2008 viajamos pra Toronto pra conhecer a cidade. Daí a ideia amadurecei mais ainda... e então passamos a comentar com mais frequência com os parentes que a ideia era real e tal... 

Sinceramente? Ninguém acreditou muito. 

Tipo.. "é fogo de palha deles.. acabaram de chegar de lá... estão deslumbrados..." 
E eles achavam difícil que a gente seguisse com plano, baseada também em nossa situação financeira, inglês e francês quase zero, e não ter nenhuma oferta de emprego lá...

E foi nesse ambiente de nenhuma motivação familiar que continuamos "sozinhos" o sonho... E que graças a Deus tem se tornado real... tem andado lentamente, mas tem andado.

É chato não ter essa motivação familiar. As vezes tudo que eu queria era que me perguntassem: Como está o processo? Está tudo bem? Precisam de alguma ajuda? Coisas simples, mas que demostrassem o interesse, e que apoiassem o nosso sonho. Acho que isso nos daria mais forças, sabia?

Acho que pra eles é algo tão tão distante... que nem sei se eles acreditam mesmo que vai rolar. E que realmente vamos pra lá um dia.
Pra mim, é algo que pode acontecer ano que vem mesmo.. dependendo do consulado federal. Ano que vem, está chegando né?

Apesar de meus familiares e poucos amigos saberem desse processo, resolvemos desde o principio prepara-los pra esse evento. 
Desde 2008 eles nos escutam falar sobre o processo, sobre entrevista, sobre etapa federal, etc...
Comentamos sempre... mesmo sem receber de volta um "Poxa, que legal, vamos torcer pra chegar logo"

Eu até entendo que pra eles é difícil né? Qual pai e mãe quer ver o filho morando lá longe? Me colocando no lugar deles tbm ficaria triste por essa etapa. Mas ao mesmo tempo faria tudo pra ajudar. Pra fazer dar certo, e que consigam realizar esse sonho tão tão esperado. Toda essa motivação nos daria mais forças quando chegarmos lá. Esse seria um grande diferencial.

Sobre o trabalho?

É algo bem mais delicado. Contar ou não contar?
Eu inocentemente "comentei" com algumas pessoas do meu trabalho "do meu interesse" de morar "Um dia" no Canada.

Maldita hora que fiz isso. A notícia se espalhou de tal forma, que fui até chamada pra prestar esclarecimentos sobre esse assunto....rs
Foi tenso... viu? rs

Não menti. Falei que realmente tinha intenção de "um dia" morar fora do país.... um dia! Não disse datas...rs 
Não disse que estava em processo... foi bem tenso! Na verdade, é verdade, realmente não tenho datas mesmo! rs

Mas ao mesmo tempo me senti um pouco aliviada, por contar que tinha essa ideia em mente. Sabia que isso poderia custar meu emprego. Pois me colocando no lugar da empresa, porque eles manteriam, ou investiriam numa pessoa que pensa em ir embora daqui um tempo? 
Mas graças a Deus estou empregada até agora....rs

Atualmente, onde trabalho, algumas pessoas sabem que tenho essa ideia de ir embora... mas nunca mais abri minha boca pra falar sobre o Canada. E quando alguém me pergunta, digo: "Ah... nem sei mais se quero ir pra lá.. é tão frio..." e mudo de assunto....rs

Sei que muita gente prefere manter sigilo absoluto, tanto com familiares, amigos e no emprego. Cada um tem seu motivo.

Eu não aconselho comentar muito sobre isso no trabalho.. pode ser perigoso.
Mas ao mesmo tempo, se vc tiver patrões "tranquilos" garanto que se eles souberem da sua intenção é um peso a menos nas suas costas. Pois no dia da sua partida nem será tanta surpresa assim pra eles.

E sobre a família. Depende muito de cada um tbm. Tem famílias que já vivem separadas, e que moram longe. Pra esses a imigração não é algo tão radical.

Outros que moram perto e que são mais "apegados" com a família.. esses sim, são um problema sério. Quando falar?

Se avisar do processo antes eles vão sofrer até o dia do seu embarque e depois do embarque também. E se contar quando tiver de malas quase prontas.. Será mais triste ainda.
É uma decisão cruel...Seja qual for.

O que fazer? contar ou não contar?

Au revoir!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sem inspiração

No começo, quando eu enviei a documentação pro escritório de Québec, foi uma agonia sem fim... passei 4 meses esperando um contato, um email... e eles não mandaram nada.... 
Até que com quase 5 meses de processo me convocaram pra entrevista. Ufa!

Eu lembro que nesse período de espera eu fiquei louca. Fui até ao médico pra ver se ele tinha algo que eu pudesse tomar pra ficar normal....rs Até que resolveu... pois eu fiquei calminha calminha....rs

Agora... passados quase 6 meses de etapa federal, to vendo que os mesmos sintomas do inicio do processo voltaram a acontecer...

Estou ficando LOUCA! Muita ansiedade, vontade de ir embora...

E olha que estou apenas no sexto mês de espera de algum contato da parte do consulado. É chato isso viu?

Tenho visto pessoas com 8...9....10 meses de processo e sem notícia nenhuma ainda...

Acho que eu vou passar a escrever sobre outros assuntos... talvez isso me distraia um pouco até eu ter alguma novidade.

Mas falar sobre o que??? Como meus poodles conseguiram me derrubar da cama? ou como elas aprenderam a abrir a geladeira? (isso nem eu descobri ainda...rs) rs
Ou falar sobre o último tiroteio que escutei no fim de semana? kkkkk

Não sei ainda.. vou pensar em algo interessante pra desestressar até lá...

Abraços,

Au revoir
:p

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Convocações para Entrevista

Parece que começaram as convocações para entrevistas desse segundo semestre!

Apesar do site oficial informar que as entrevistas ocorrerão entre setembro e novembro, temos informações que as entrevistas serão entre novembro e dezembro deste ano. Isso porque não temos entrevistadores aqui no Brasil disponíveis.. eles virão do Canada especialmente nessa época para fazer as entrevistas.
Infelizmente a Soraia Tandel saiu. Se ela estivesse ainda na direção ela mesma já teria adiantado bastante coisa!

Muita gente já foi convocada... e estou na torcida que um casal de amigos muito queridos possam ser convocados logo tbm!

Vamos todos juntos no mesmo voo! Rumo a Québec!  \o/

Au revoir

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dor que dói no peito...

Hoje não trago boas notícias...

nem queria escrever sobre isso.. mas quando eu escrevo, eu desabafo um pouco... 

Todos ja sabem do acidente cruel aqui no Rio de Janeiro, com o bondinho né... pois é uma amiga minha muito próxima, foi passear nesse bondinho maldito nesse último sábado. 
Ela foi com seu esposo e parentes nesse passeio do bondinho.
E como muito já sabem... a tragédia aconteceu. Essa minha amiga, que tbm está em processo de imigração perdeu familiares muito queridos nesse acidente.

É inadmissível, Inacreditável que uma cidade dessa ofereça tanta dor, tanta tristeza para seu povo.


Eu não posso acreditar nisso!!! :´-(

O sentimento de impunidade e de saber que isso vai virar uma estatística no Rio de Janeiro me rasga por dentro.
É isso...

Esse é o Brasil que EU não quero mais ficar!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Me desligando da tomada...

É meu povo...

Cansei.. de novo...rs

Hoje, pensando, vindo pro trabalho e conversando com alguns amigos do meu coração, decidi que não está dando mais pra continuar assim.
Eu estou ligada na tomada 24hs por dia... mesmo dormindo eu sonho com o processo...rsrs
Eu preciso mudar minha vida.. viver e tentar sobreviver enquanto estiver por aqui, no Brasil.. enquanto meu Visa não sai.
Acho que vou entrar numa academia e fazer uma coisa que eu sempre quis fazer, mas minha mãe dizia que não era "coisa de menina"...rs Estou pensando em fazer Karate ou Judô! \o/ 
Acho que socando alguma coisa, "batendo" em alguém vai ajudar a me desestressar um pouco...rs 
E quem sabe assim esquecer que estamos nesse angustiante processo.

Aproveitando o post, pro pessoal do Rio de Janeiro.. semana que vem começam as palestras de Québec.
Sempre que tem, eu vou! É bom pra saber das novidades... Pra quem nunca foi e pretende um dia fazer o processo, eu recomendo muito assistir!


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

E-cas? Só daqui uns 2 meses...

Ontem recebi um e-mail de um amigo que tbm está também em processo, via Québec e que também entregou os formulários da etapa federal no mesmo dia que nós... Na verdade foi quase na mesma hora!

Ele me contou que ligou para Maura solicitando o número de E-cas dele, e então a Maura informou que eles não estão exibindo o número do e-cas de Janeiro/11, considerando que no mês de Janeiro e Fevereiro não tem entrevistas para o Québec aqui no Brasil.
Como nós fizemos a primeira rodada de entrevistas de Março de 2011, significa está chegando perto da época da primeira análise do nosso dossier...
A Maura falou pra ele que pode ser no final de setembro ou início de outubro, nesse período eles já tem um número eletrônico, que é o número que podemos consultar no E-cas.

Eu já mandei um email pra lá mês passado pedindo meu número... E eles ainda não respoderam. Eu vou esperar mais um pouco... em meados de setembro eu vou ligar pra Maura pra ver se consigo o bendito número com ela.

Por enquanto é isso!
Au revoir

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

5 Meses de Processo Federal


É meu povo...

Amanhã completarei 5 MESES angustiantes de processo federal. Ou teoricamente faltam 9 meses para o pedido de exames médico (segundo informações não muito oficiais) já que estão dizendo que a duração média do processo são de 12 meses... 
Se for assim, meu pedido de exames só chegará mesmo daqui a 9 meses....  :-/ Praticamente uma gestação né? rs
Enfim... enquanto esse "filho" não vem... vou tentando sobreviver no Rio de Janeiro... 
Uma notícia boa, no meio desse turbilhão de ansiedade é que realizei mais um desejo da "Ma liste de souhait para 2011"!!!
Mon mari foi aprovado no exame CCNA!!! \o/ 
Foi a segunda tentativa dele... e desse vez ele conseguiu :) Com essa certificação muitas portas de trabalho se abrirão pra ele lá fora. Pra terem uma ideia.. foi só ele (EU) divulgar que conseguiu passar no prova que quase que imediatamente pediram o CV dele (um conhecido que mora lá disse que eles estavam precisando de pessoas que tem esse certificado)
Eu quase morri né.... pois não podemos ir agora... primeiro, pq não temos ainda o CV.. e a empresa queria pessoas que já estavam morando lá.. ou indo pra lá.. 
Fora isso.. mon mari ainda está agarrado no trabalho dele aqui... e não tem como ele se livrar do trabalho pelo menos nesse ano.
Mas que dá uma dorzinha no coração... isso dá... Sabe-se lá quando outra oportunidade dessa vai bater a nossa porta... :(
Enfim... essa era a boa notícia.. O ano está acabando e eu espero MUITO poder realizar o restante dos desejos da minha listinha.
Agora... se eu ganhar na mega sena..... Ahhh vai resolver TUDO! hehehehhe

Au revoir :)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Altas Aventuras

Todo mundo que assistiu o desenho: UP, sabe que é emocionante! Impossível não chorar... Eu pelo menos choro toda vez que assisto....rsrs
Morar no Canada pra mim é um sonho....Quem me conhece sabe ha quanto tempo eu busco por isso.... 
Pra mim, viver lá será como "nascer de novo"...É deixar pra traz tudo o que eu conheço... viver longe de família... amigos...
É uma mistura de sentimentos... Mas também não deixa de ser uma grande "AVENTURA"!

É bem legal as cenas iniciais desse filme.. um pouco parecida com minha história e do Heitor... por diversas vezes sonhamos e planejamos muitas coisas. Mas também por diversas vezes tivemos que parar nossos planos devido "N" fatores que nos aconteciam.

Tirando o final desse pequeno trailler abaixo, espero conseguir me aventurar no Canadá junto com meu amor e lá sermos felizes para sempre! (Igualzinho a todos os filmes...rs) :)


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ville Québec ou Montréal?

Depois de ver as fotos de um amigo que foi recentemente pra Ville Québec... meu coração se dividiu...
Meu desejo sempre foi viver em Montréal... mas eu vou pra onde o emprego me chamar primeiro...
Vendo o video sobre as duas cidades... meu coração encheu de desejo de estar lá Now... ansiedade aumentou 200%... Nossa.. que lugar lindo...
Não sei dizer qual é o mais bonito... Ville Québec ou Montréal?

Com vcs... Ville Québec.... (suspirando....rs)


E agora, Montréal... (suspirando também....rs)