quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Muito calor, falta de notícias = Desânimo

Quase 3 meses depois de ter enviado os formulários e não ter nenhuma resposta (nem uma cartinha de documentos recebidos com sucesso!) eis que depois de momentos de pura adrenalina começa a vir o cansaço e consequentemente o desânimo...


Sei que quando eu receber o primeiro e-mail ou a primeira cartinha do consulado tudo voltará ao normal (agitação total).
Confesso que não tenho me empenhado tanto no estudo do idioma como antes... Mas sinceramente... não sei vcs... calor desanima demais!!!


Tenho minhas dúvidas se sentirei falta desse calor infernal quando tiver lá no frio. Eu ODEIO calor... Agora acordar de manhã, ir pro trabalho com um sol desses, NINGUÉM merece! Sensação de mais de 40 graus desde a hora que acordo até lá pra 9 ..10 horas da noite!!!


Minhas cachorrinhas sofrem tbm com isso, dá muita penina delas, deixo ventilador ligado mais sei que não ajuda muito. Fico imaginando elas correndo na neve um dia... elas vão adorar! :)


Estou ansiosa pro verão acabar logo! E comecar o frio...rs


Enfim.. nada de útil nesse post....heehhehehe
Só mesmo pra dizer que tô viva e a tarja preta está ajudando....hahahhahaha


Abraços,
Au revoir :)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Ex Dona Saraiva....rs


Ai ai... rs
lembra de um personagem chamado "Seu Saraiva".. do programa Zorra Total... um sujeito extremamente estressado, nervoso, ignorante??? hehhheheh
Pois é... confesso.. estava assim... igualzinho a ele...


Eu NUNCA fui estressada, mal humorada ou parecida com o tal "Seu Saraiva"... Mas depois que vim morar no Rio (pois eu morei minha vida toda em Cabo Frio, naquela tranquilidade que dá sono só de lembrar....rs)
Aqui no RJ minha rotina é completamete diferente da que eu tinha em Cabo Frio... De segunda a sexta eu perco quase 4 horas (por dia) da minha vida presa no trânsito, pra ir e voltar do trabalho.
Fora o calor infernal, e da delicadeza clássica dos povo pelas ruas... sempre te rebocando de um lado pro outro...rs Além de todo esse stress básico tem o processo de imigração pra me ajudar....

Enfim...o que eu posso dizer é que agora to calminha calminha....Óbvio, comecei tomar um remedinho que o médico receitou pra poder me "desligar da tomada", conforme falei no post anterior....hauhauhauahauh

Bem só passei aqui pra dizer que de agora em diante vou tentar esquecer um pouco que a entrevista está por vir.
Não sei datas, não sei nada. Vou continuar estudando... Vou curtir cada minuto que tenho aqui, com meus amigos, familia e esperar chegar a hora!

Sofrer por antecipação não vale a pena! Isso faz muiiito mal! E se não tratata desde já, pode trazer problemas maiores lá fora. No Canadá inicialmente será 10x pior que aqui! Imagine uma pessoa com ansiedade extrema desempregada la fora? Eu vou viver isso quando for pra lá! Tenho que aprender lidar com essa situação aqui mesmo.

Ser menos "ansiosa" é um dos meus desejos para 2011 e eu estou começando a pôr em prática. Espero conseguir vencer essa ansiedade NOW!

Mas pra não perder o costume.. vou postar um video de uma canção que aprendi na École semana passada, que se chama  "Les Ailes D'un Ange"  (Asas de um anjo) do cantor Robert Charlebois. É bem divertida e fácil de cantar!
A primeira frase desta música diz o seguinte:  "Si j'avais les ailes d'un ange, je partirais pour QUÉBEC..."
Que significa: "Se eu tivesse asas de um anjo, eu partiria pra Québec.." 

Poxa.. eu queria tanto ter asinhas de anjos pra ir logo pra Québec....  :(
hehehehehhehehe

Espero que gostem!
Au revoir!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tarja Preta pra Imigração? Tem que existir!


Depois de mais de duas semanas agonizando de ansiedade, olhos piscando involuntariamente igual pisca-pisca de árvore de natal, falta de ar, perder quase todas as unhas, fadiga e muiiiiiiito stress... (imaginem a cena de um "ser" desse jeito...rs)
Eis que decido ir ao médico (demorei mais fui). Pois posso ter um treco antes da convocação da entrevista....rs

Chegando na consulta, o médico quase teve pena de mim.. rs...tava lá eu com aquela cara de cachorro abandonado reclamando da vida com ele.... do stress do dia a dia e que "isso" tava prejudicando minha saúde etc etc...

Ele fez várias perguntas básicas, passou duzentos exames pra fazer... mas no final concluiu que meu problema é alto nível de stress...e falou que eu tenho que "BUSCAR" o motivo do que tem me abalado assim tão forte emocionalmente. (Como se eu não soubesse o motivo, né? rsrsrs)

Quase gritei bem alto falando com ele que o "motivo" disso tudo era o Canadá!!!
Mas qual remédio pra isso? Eu tenho vontade de me desligar da tomada...mas não dá. 
Já tentei de tudo! rs Alguém tem alguma sugestão???
Ligo a TV, coloco num canal aleatório... e lá está mais uma reportagem do Canadá...rs só esbarro com gente com camisa escrito: "Canadá Yeaah" tem algum lugar vendendo essas camisas.. preciso saber onde, pra eu poder comprar uma.....rs 
O Canadá me cerca todos os dias... O que eu façoooooooo???????????? 

Enfim... falando sobre a minha consulta médica, basicamente ele me receitou um remédio pra ansiedade (Lendo a bula dele depois de ter tomado o primeiro comprimido, vi que é remédio pra gente doida...rs) Mas tudo bem.. ele deve ter percebido isso em mim...rs

Espero que nos próximos dias o remédio faça efeito e me deixe mais tranqüila, menos ansiosa....rs  Vamos ver nos próximos dias..rs Se eu melhoro de vez ou fico doida mesmo...rs

To com muito sono agora... deve ser o remédio...rs Vou mimi
Au revoir!

:)
Monique

domingo, 2 de janeiro de 2011

OTTAWA PUNIRA LES MIGRANTS???

Salut!

Hoje lendo os e-mails das dezenas listas de discussão sobre o Canadá que eu sigo, eis que veio novamente a tona a seguinte polêmica:
Fazer o processo por uma província e depois mudar de província: Certo ou Errado?

Eu desde o princípio sonhei morar em Toronto (Ontario). Primeiro porque tive a oportunidade de conhecer a cidade em 2008. Fiquei apaixonada por tudo e todos... (adorei Chinatown.. apesar do Heitor detestar, comprei várias porcarias lá...rs) Ou seja: Eu estava em casa!!!! rs
Tudo que eu queria é ficar lá! Inclusive no meu último dia, chorei muiiiiito igual criança quando tive que voltar e encarar a realidade aqui no Brasil.
Enfim... 2008 passou... 2009 passou.... e o sonho hora continuava vivo e outras vezes morria.
Faltava tudo pra gente: Saber Inglês, passar no IELTS, ter mais experiência profissional, mais qualificações, eu ter um emprego melhor e o principal: dinheiro para imigrar.
De repente quando a gente foi conseguindo ter um pouco do pré-requisito necessário para dar o ponta-pé inicial... recebemos uma "rasteira" daquelas! TI saiu da lista do NOC!
Não tínhamos mais escolha: A nossa opção era ir por Québec ou Québec.
Passado alguns meses depois da rasteira, nos matriculamos na ÉcoleQuébec para estudar francês num curso intensivo de mais de 20 horas por mês. Desde o início, confesso, Québec pra mim era só uma forma de entrar no Canadá e ir pra cidade dos meus sonhos depois (Toronto).
Eu nada sabia de Quebec, nem sobre as cidades de lá... nem de cultura local, nem nada.
Pra mim estudar francês numa escola onde só tinha professores de Quebec fez toda a diferença na mudança da minha mente.
Eu pude aprender através deles o idioma (que hoje AMO), a cultura, a política e tudo que aconteceu com eles no passado, vi vídeos, conheci cidades e povo mesmo sem nunca ter ido lá! Ah experimentei também o famoso Sirop d'érable e amei! Na verdade Amei tudo... esqueci até de Toronto...rs
Hoje passo meus dias pesquisando sobre Montreal (a cidade que escolhi morar).

Agora voltando ao assunto do título do meu post, fala sobre a polêmica de pessoas que assim como eu pensou em usar Québec apenas como um trampolim para entrar no Canadá.
Quando você faz o processo por Québec vc assina um termo dizendo que você "promete" que vai morar lá. Mas NADA te impede de ir morar em outra província. Você é livre! Quem te dá o visto é o Canada, não Quebec! Na verdade é uma questão de ética, eles acreditam na sua palavra. Acreditam que se vc assinou um termo se comprometendo é o suficiente.

Nessa polêmica é complicado dizer se é certo ou errado.
Concordo que é errado e anti-ético vc assinar um termo se comprometendo morar na província de Québec e sequer pisar lá. Pra maioria deles isso é algo muito forte, você não cumprir com o que assinou ou "trapacear". A visão deles sobre isso é inaceitável. 

Por outro lado também acho que não é justo ficar num lugar desempregado (só pq assinou um termo) .
O governo de Québec e várias Ongs ajudam você a procurar emprego, fazer um bom curriculo, estudar francês (de graça!). Eles te dão várias ferramentas, basta vc se empenhar. Nada vai cair do céu pra vc. E se depois de todas as tentativas não deu certo... não conseguiu nada... o mais sensato é procurar emprego em outros lugares mesmo! Ficar sem emprego é a pior sensação do mundo. Eu sei o que é isso, pois já fiquei.

Por conta disso o governo está pensando em algumas mudanças para evitar ou reduzir o número de pessoas que fazem o processo por uma província e depois vão para outras.

Segue o link da reportagem completa em Inglês do Jornal TheStar (clique para ler)
Versão em francês do Jornal RCI (Rádio Canada)

Pra quem pensa em fazer o processo e depois mudar.. cuidado agora.. vai minha dica! :)

Separei abaixo um pequeno video (2 minutos) mostrando alguns pontos da minha cidade...rs Não páro de ver para poder me inspirar cada vez mais!

Feliz ano novo para todos! Nos veremos em breve no CANADA :)
Au revoir!
Monique


 (Available in high quality.) www.tourisme-montreal.org