Meu povo,
essa semana em uma das listas que eu sigo, rolou mais um debate sobre o sistema de saúde no Canadá, sempre rola essa assunto...
Eu sempre soube que o sistema de saúde lá não era legal (tipo, marcação de consultas, exames, etc)... mas só de ler as experiências que alguns imigrantes relataram recentemente, é de dar frio na espinha.
A última que li foi de uma moça que pisou em falso num buraco em Montréal e "estragou" uma operação que ela havia feito no joelho há uns anos atrás no Brasil.
O resultado disso está sendo catastrófico! Depois de várias consultas e muitas horas de espera, vc ouvir de médicos lá que "vc vai ter que suportar essa dor pra sempre" ou "vc só conseguirá um especialista daqui a 2 anos, Vá pra casa e espere nossa ligação". É demais né?
No Canadá a única coisa que tenho medo é isso. Não tenho medo de frio, trabalhar em "sub-emprego", não ligo pra isso... trabalho onde tiver emprego, sou trabalhadora, me viro.
Dificilmente fico doente... aqui no Brasil não tenho plano de saúde. Mas quando preciso de um médico nunca esperei mais que 2 meses pra conseguir um.
Sim.. 2 meses é muiiiito tempo também. Mas é pouco se comparado ao tempo médio de espera do Canadá.
Lógico, cada caso é um caso. Tem gente que dá "sorte". Está com uma dorzinha aqui ou alí, espera umas 4 ou 8 horas na hospital.. e é atendido... Outros tem sorte de encontrar médicos mais atenciosos.
Essa questão da saúde no Canadá ainda é muito delicada. É importante que cada um que pense em imigrar tenha isso em mente. Tenham sempre planos A, B e C sobre saúde. É válido manter o plano de saúde no Brasil?
Pra quem pode, acho que é sim... muito válido. Normalmente as consultas são mais rápidas e se precisar fazer algum exame e/ou cirurgia simples não costuma demorar muito não, eu acho.
Pra quem não pode, o que pode acontecer é vc precisar gastar dinheiro pra voltar pro Brasil, marcar médico; esperar; fazer exames; esperar.... É caso de cirurgia? Marcar data e esperar uma vaga... e esperar, esperar e esperar... Nem sei dizer quantos meses isso levará para acabar.
O que mais vejo e leio é gente voltando pra se consultar no Brasil... ou pra fazer alguma cirurgia simples... e depois volta pro Canadá. Bizarro isso, né?
Mas acontece.. e Muito mesmo!
Óbvio que emergência é outra coisa. Lá vc é atendido de acordo com a gravidade do seu caso. Todas as grávidas, idosos, e outros casos passam na sua frente, se vc estiver na fila de espera.
Falta muito médico no Canadá. Falta Médico de Família. É uma pena.... Espero que esse quadro mude logo.
Au revoir