sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ma liste de Souhaits 2012

Salut mes Amis!

E o ano esta chegando ao fim... sinceramente, nunca desejei tanto que esse ano passasse depressa!
Como falei no post anterior, 2011 foi um ano incrível pra mim, realizei alguns sonhos, conheci pessoas maravilhosas, aprendi muito mesmo.
Eu sou uma pessoa muiiito sonhadora... tenho os sonhos mais "impossíveis" que alguém poderia ter....rs 

Mas como Sonhar é de graça, sonho sempre, afinal, não custa nada né?
Hoje, vou fazer minha famosa listinha de desejos para o ano de 2012.
Ano passado eu consegui realizar alguns sonhos e espero muiiito que consiga realizar bastante coisa nesse ano que está por vir.

Segue a lista, não necessariamente na ordem que está sendo escrita.

- Ganhar na Mega Sena. (esse é um dos sonhos "impossíveis", pois todo ano eu sonho e nunca ganho nada....hahahahhahaha)
- Ter nível avançado no Francês (essas férias da École está acabando comigo. Se paro de estudar esqueço tudo rapidinho)
- Voltar a estudar inglês (Não aguento mais começar um cursinho e NUNCA terminar....rs)
- Obter a certificação ITIL (eu e Heitor)
- Obter certificações da Microsoft (Eu e Heitor)
- Obter certificações da CompuTIA (Eu e Heitor)
- Obter certificação CCNA (só eu, pois Heitor já conquistou em julho, desde ano. \o/ )
- Que meu pedido de exames chegue na data prevista do Consulado (que é em março ou Abril de 2012. Porque se passar muito dessa data eu vou ficar louca de ansiedade).
- Que meu VISA Canadense fique pronto rápido.
- Que eu consiga juntar a grana que precisamos pra imigrar (Que eu pare de quebrar meu porquinho, pq senão vai ficar difícil..rs).
- Que a gente consiga finalmente imigrar em 2012 pro Québec;
- Que a gente consiga um emprego no Québec ainda estando no Brasil (Isso seria mais que perfeito!);
- Que minhas filhas (Plie e May) continuem sapecas e com saúde;
- Que eu e minha família tbm tenha saúde e paz... 
- Que eu consiga vender o máximo de coisas da minha casa pra eu poder montar minha casinha lá no Canadá;
- Que eu consiga finalmente meu VISA Americano;
- Que meus amigos que estão aqui ainda e os que já imigraram conquistem o que estão buscando. Visas emitidos, empregos em suas respectivas áreas e que sejam felizes!
- Que eu seja uma pessoa melhor em 2012. Que eu seja mais calma, menos ansiosa e que minha unhas sobrevivam aos acontecimentos que espero pro ano novo...rs
- Que Papai do Céu esteja sempre à frente de meus sonhos, meus projetos. Pois sem ajuda Dele não sou nada, não posso nada...

É o que eu me lembro até agora...
Ficarei muito feliz se conseguir relizar esses sonhos (incluindo a mega sena....rs)

E que 2012 chegue logo... Estou contando os dias!

Enfim, desejo a TODOS um Ano Novo cheio de realizações!!! 

Lembrem-se sempre: NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS!!! Sonhem alto! Trabalhem, estudem, corram atrás... TUDO é possível se você acreditar!

Au revoir


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Je vous remercie!

É.. mais um ano está chegando ao fim... e pra não perder o costume vou fazer um resumo do que 2011 representou pra gente.

2011 foi e está sendo um ano FANTÁSTICO (pois ainda não acabou, né)! Agradeço a Deus pelas bençãos, e por me permitir realizar tantos sonhos e conquistar tantas coisas. 
Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, conhecer novos lugares, aprender... 

Revisando meus "Desejos para 2011", que escrevi há 1 ano atrás, pude ver que o Senhor verdadeiramente me abençoou, e sou muita grata a Ele por isso.

O início do ano foi bem complicado... convocação para entrevista, stress total pra fazer o dossier, imprimir ofertas de trabalho, fazer pesquisas sobre a cidade que pretendíamos morar... foram dias sem dormir, muiiito estudo do francês e a insegurança consumia minha mente de não conseguir passar por essa etapa tão esperada, que foi a
entrevista e recebimento do CSQ. Fora o fato de fazer isso tudo sem poder comentar com ninguém do trabalho, e até mesmo amigos. Evitamos ao máximo falar sobre isso nesse período. Quanto menos gente souber melhor... Até com os famíliares evitávamos falar sobre o processo... É bem complicado isso.

Acho que até hoje não consigo descrever o sentimento de ter sido aprovada e poder finalmente dar entrada no Processo Federal. Foi algo muito marcante mesmo pra mim.

O Heitor finalmente passou na prova CCNA, da CISCO. Fiquei muito feliz e orgulhosa, porque sei que ter essa certificação lá no Canadá vai ser um diferencial muito bom no CV dele;

Sobre o nosso francês... posso dizer que chegamos ao nível intermediário. Atualmente estamos de férias do francês. E já estou sentindo muita falta. Cada semana sem estudar me desespera... pois começo a perceber que aos poucos as palavras, as regras de gramática vão sumindo da minha mente.... o negócio é não parar de estudar francês nem nas férias! Senão esqueço tudo! Me sinto igual aquele peixinho, a Dory do procurando Neno, as vezes....
Minhas filhas May e Plie continuam mais sapecas do que nunca e com muita saude! Obrigada Senhor!
Pude acompanhar de perto a conquista de muitos amigos que estão no mesmo barco. Fui a algumas despedidas, mas tendo a certeza que nosso reencontro acontecerá em breve. Muitos passaram na entrevista e estão esperando assim como eu, o pedido de exames médicos... Ano que vem promete!

Em junho, Tive a oportunidade de viajar pra fora do país (Paraguay conta, né??? hahahahhahah) pois é...  Fui pra Foz do Iguaçu com minha familia e dei uma esticadinha no Paraguay e depois na Argentina...kkkkkkkkkkkkk

Ah...finalmente depois de 3 anos morando no RJ, tive a oportunidade de conhecer o Cristo Redentor (Apesar de eu ter visto apenas a sombra dele...rs Pois tava um nevoeiro terrível no dia que escolhi pra ir....rs)

E conheci também o Pão de Açúcar. Lindo demais.

Apesar das coisas que conquistei até agora em 2011, tem também as coisas que ficaram pendentes e que entrarão na minha lista de desejos pro ano que vem... que ainda estou prepando. E a lista está grande heim!
Hoje, dia 23 de Dezembro, quero apenas agradecer por tudo, meu Deus. Muito Obrigada!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

9 Meses de Processo Federal

É... pra não perder o costume, passei aqui para registrar nosso aniversário de 9 Meses de Processo Federal. Esse filho está difícil de nascer, viu...

Nesses últimos meses de espera muita coisa passa pela nossa cabeça. É muita ansiedade, angustia, medo... já perdi todas as unhas, já chorei, sorri, fiz e ainda faço muitos planos pra quando chegar o grande dia. Mas hoje, completando 9 meses de espera, acho que aos poucos estou acalmando meu coração. Pois creio que está mais perto do fim dessa tortura. 

Ah! Estou com uns projetos novos, pra antes de imigrar, mas só vou postar aqui quando tiver 100% de confirmação! :)
É mais um sonho que espero realizar, se Deus permitir. Mas isso são cenas para os próximos capítulos, ainda não tem nada 100% confirmado...rs
O que posso dizer por enquanto é muuuuiiiito obrigada as pessoas que me incentivaram realizar esse sonho...  Estou contando os dias!

Au revoir,
Monique

sábado, 10 de dezembro de 2011

Você Realmente Quer Imigrar???

Uma frase muito famosa entre os imigrantes é: "Imigrar NÃO é para todos".

Cada vez mais eu compreendo o que realmente significa essa frase. Imigrar é algo que vc tem que querer de coração mesmo. Você aprende muito, erra muito, cai, levanta, sente saudades, passa por dificuldades, mas vc realmente sabe o que quer e sabe onde quer chegar.

O que tenho visto nesses últimos dias são dezenas de pessoas simplesmente desistindo de seus sonhos, sem ao mesmo se dar o trabalho de tentar.

Não falo isso só porque já estou indo pro nono mês de espera do pedido de exames médicos, já passei pelo stress da entrevista e dei entrada no federal. Mas eu falo isso por experiência própria. 

Imigrar pro Canadá é um sonho pra mim. É algo que eu almejo não é de ontem. Há mais de 4 anos eu sonho com isso. Desanimei muitas vezes nesses últimos anos. Mas o sonho nunca morreu.

Eu já passei por algo parecido uns anos atrás. Eu estava estudando feito louca para prova do IELTS e dar entrada no processo federal (Skilled Work), isso há pouco mais de 2 anos atrás. Quando de repente levei uma rasteira. O processo federal MUDOU! A minha profissão (TI) saiu da lista do NOC! Fiquei sem chão! E agora???

Senti exatamente como muitos estão sentindo agora com essa mudança do processo de Québec. Naquele momento eu não tinha mais alternativas. A não ser esperar...

Até que conheci o processo de Québec... era algo inimaginável pra mim e pro Heitor. Estudar francês era como aprender japonês pra gente. Mas temos um sonho né? Porque não tentar? Não sabíamos quanto tempo levaria para poder formar as primeiras frases em francês... achava que demoraria anos pra gente conseguir passar numa entrevista em francês...
Mas depois de muita dedicação, incrivelmente depois de 3 meses já conseguíamos manter uma conversa básica e começamos a evoluir rapidamente nesse novo idioma. \o/

O que quero dizer é que se vc REALMENTE quer algo, porque vc vai desistir na primeira barreira?
Afinal... o que mudou no processo de Québec???
Você vai precisar fazer uma prova de francês? Vai gastar um pouco mais de grana pra enviar sedex pro méxico? Esse é seu medo?
Gente.. isso não é NADA quando se tem um sonho! Vcs estão esperando o que pra meter a cara nos livros e estudar francês? Fazer simulados da prova.. na internet há milhares de dicas e simulados sobre esse teste de conhecimento de francês!

Estudar francês é uma obrigação de quem esta indo pro Québec! Que trauma tem mudar um pouco o foco dos estudos (que antes eram pra entrevista) para uma provinha de francês?
Eu não vejo mal algum, nem tem muita diferença.

O processo de Québec é única alternativa para muita gente. E as portas "ainda" estão abertas, não sabemos até quando. 
Uma pessoa que desiste assim, sinceramente acho vai ter muito mais dificuldades lá fora, quando começar a encarar as adversidades.
Lá o ínicio vai ser dificil, isso é fato, a adaptação, procura de emprego, tudo isso pode ser muito estressante. 
Você tem que começar a se preparar ainda aqui no Brasil. Imagina se vc desistir cada vez que algo não for do seu agrado lá fora? Lá não é o país das maravilhas. Muita coisa pode te decepcionar também. 
Sua mente deve estar preparada desde já.

Enfim... é o que eu penso sobre isso tudo. 
Você realmente quer imigrar??? Sua chance é AGORA! Estude!

Au revoir

domingo, 4 de dezembro de 2011

Fechando as portas? Acho que não!

Nos últimos dias muito se falou sobre futuro do processo de imigração por Québec e muitas pessoas que planejam dar entrada no processo de imigração no ano que vem resolveram antecipar seus projetos imediatamente com medo das possíveis mudanças.

O que sabemos é que alguns palestrantes estão alertando nas palestras que acontecem pelo Brasil que ano que vem o processo de imigração será alterado. Na verdade as alterações (se ocorrerem) em minha opnião não "fecharão" portas pra ninguém.

Coisas que podem acontecer se houverem essas mudanças:

- Todo mundo vai ter que enviar a papelada toda do processo pro escritório do México;
- Todo mundo vai ter que fazer uma prova, tipo TEF, TCF-Q entre outras, de proficiência do idioma;
- Em alguns casos acredito que as entrevistas talvez não sejam mais necessárias, já que vc fará uma prova. Mas sobre isso não tenho certeza.
- Fora isso, não ouvi falar nada sobre "cortes" na lista de profissões (como costuma acontecer no processo SW Federal).

Se forem só essas mudanças, sinceramente não vejo porque tanto medo.
O processo vai ficar mais caro??? Pra alguns sim. Pra outros não vai mudar em nada.
Pra alguns vai ficar caro pois vc vai ter que enviar a papelada pro México e vai ter que pagar pela prova de francês ou inglês que vc terá que fazer. 

Pra outros o custo não muda em nada. Pode até ficar mais barato.
Exemplo: Quem mora fora de São Paulo e tem que se deslocar pra fazer a entrevista lá gasta uma grana preta de passagens e hospedagem.

Pagar pra enviar um sedex pro México e fazer uma prova de francês certamente vai ficar beeeem mais barato. (Isso se realmente não houver mais necessidade da entrevista)

O processo vai ficar mais lento, isso é fato. Atualmente eles demoram em média uns 4 ou 5 meses para avaliar o dossier e entrevistar.
Com a mudança do processo, acho que deve demorar um pouco mais para avaliarem tudo lá no México.

Enfim... se forem essas as mudanças basta apenas continuar estudando francês.. estudar gramática, fazer os simulados da prova e pronto. Pra alguns é mais facil fazer uma prova do que uma entrevista. O negócio é apenas ESTUDAR.

Simples assim :)

Então pessoal.. sem pânico.. continuem estudando e pronto.

Au revoir