
Uma das coisas que mais me arrependo nesse processo de imigração
(que no meu caso dura quase 5 anos) é de ter comentado e contado para várias pessoas desse meu sonho, que é morar no Canadá.
No início, quando a gente começa a descobrir o Canadá e as coisas que ele pode nos oferecer, é uma alegria e ansiedade tão grande, que naturalmente a gente quer compartilhar com todo mundo, a gente quer é levar todo mundo com a gente.
Comigo foi assim: Lá no comecinho, eu pesquisava e devorava dezenas de blogs e sites. Eu acompanhava o processo de muitos brasileiros corajosos que imigraram, eu lia muito (e imprimia as páginas de muitos blogs para poder ler em casa e levava pra mostrar pra outras pessoas...) inacreditável, mas eu fazia isso, e muita gente ria de mim.
O Canadá era algo impossível naquela época, mas se eu não podia iniciar meu sonho naquele momento, eu queria mostrar aquilo que tinha "descoberto" pra meus amigos, pra ver se eles se interessavam por esse sonho também.
Só sei que quase 5 anos depois, aqui estou. Ainda no Brasil, ainda em Niteroi. Graças a Deus, conseguimos dar entrada nesse bendito processo de imigração, mas ainda não temos o sonhado Visto no passaporte.
E a quantidade de gente, que me pergunta: "E o Canadá?", "Tá no Brasil aindaaaa???", "Ahh, vc não vai pro Canadá não..." ou "Desistiu do Canadá, né? vem aumentando cada vez mais.
Por mais que teoricamente eu esteja na fase "final" do processo, eu não falo mais nada para essas pessoas que um dia apresentei o processo de imigração, e que um dia falei do meu sonho.
Tanta coisa muda nesse processo, são tantas datas alteradas, que comemorar cada etapa, ou contar pra todo mundo dá até um pouco de receio.
A quantidade de gente que não sei porque faz questão de ficar "cutucando" lá na ferida é grande. Pessoas que estão alí apenas para rir de um sonho que vc não conquistou ainda. Pois é, tem gente assim.
Sei que meu sonho está próximo de ser realizado. Não tenho datas ainda. Acho que esse peso que está em minhas costas só deve mesmo aliviar quando eu puder ver o visto de residente em meu passaporte. Aí sim, acho que poderei comemorar e me sentir bem.
E quando isso acontecer, vou apenas lembrar de todas as pessoas que falaram diversas vezes que o Canadá era algo pretencioso demais pra mim.
Nunca desista dos seus sonhos! Além disso, pense bem antes de contar seu sonho pra alguém.