quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Ma liste de souhaits 2015

Salut povo!!!

Como de costume, venho aqui deixar minha humilde listinha de desejos para esse ano novo que esta batendo à nossa porta.

2014 foi um ano fantástico pra mim, um ano onde pude viver coisas maravilhosas, realizar sonhos que pensava ser mega complicados de realizar, foi um ano que Deus nos abençoou sem medidas e eu sinto vergonha de pedir algo a mais a Ele.... acho que ainda não consegui agradece-lo por tudo que Ele nos proporcionou.

Nesses 21 meses de Quebec, claro, nem tudo foi magico, tivemos dificuldades em todos os sentidos, mais nada que a gente não soubesse antes de chegar aqui. Sentir na pele os problemas que aparecem dói 10x mais do que ler em alguns lugares que vc pode passar por isso quando imigra.

Hoje, o que eu sinto eh saudade. Saudade da minha família, dos meus amigos, do meu povo. 
Aqui fizemos muitos amigos, mas criar raízes, vínculos, são coisas que levam tempo ainda. Ter um ombro amigo pra chorar, reclamar, sonhar, pra falar merdas sem ter medo de ser censurado ou julgado ainda e algo que estamos construindo aqui. 
Isso não eh algo que acontece de um dia pra outro. São poucos que sabem 1/3 da minha vida aqui. Mas nada como dar tempo ao tempo.

Enquanto isso, vamos conhecendo dia apos dias gente nova nessa terrinha, pessoas fantásticas que entram em nossas vidas, pessoas que aprendemos de tantas maneiras, pessoas que nos ensinam e que sentimos tão bem em ficar perto... Nossa, como isso eh bom!
A família que sentimentos tanta falta esta sendo construída aos poucos aqui. E ter uma família eh uma das coisas mais importante do mundo. Pelo menos pra mim eh.

Bom, agora vamos ao que interessa. Minha listinha não esta muito grande e não necessariamente na mesma ordem abaixo, mais vamos la!

Para 2015 desejo:

1 - Falar BEM francês.
2 - Falar Inglês (eu sei.. preciso ter vergonha na cara!)
3 - MUITA saúde para minha família (eu, Heitor, Plie), familiares no Brasil e amigos.
4 - Que eu consiga um emprego novo (daquele jeitinho que te pedi, papai do céu!)
5 - Que meus medos e anseios para 2015 sejam resolvidos o mais breve possível;
6 - Que eu me certifique em alguma coisa na minha área.
7 - Que eu mude minha alimentação e pare de comer fastfood (sim... eu #amo isso! :| )
8 - Que meus pais e amigos possam finalmente vir me visitar em 2015
9 - Que eu me torne uma pessoa melhor nesse ano novo.
10 - Sei que não mereço pedir mais, mais que Deus continue nos abençoando e esteja sempre a frente dos nossos sonhos e projetos (que são muitos) para 2015!

Bem... essa eh a lista que esta no meu coração nesse momento... logico que tudo muda e nem sempre as coisas acontecem da forma que gostaríamos.
Mas seja o que Deus quiser! Eh isso ai, galera! Muita fé! 

Pra vcs, desejo um feliz ano novo, que todos os sonhos e projetos sejam realizados!

Happy New Year! \o/


sábado, 6 de dezembro de 2014

10 meses depois sem escrever...

Sim! Estamos vivos!

Depois de mais de 10 meses resolvi parar um pouquinho pra tirar a poeira do meu blog. 
Pois bem, ainda estamos trabalhando no mesmo lugar e estamos cada vez mais adaptados a rotina. O francês melhorou consideravelmente e o inglês está desaparecendo um pouco da minha cabeça. Pois infelizmente não usamos muito no dia a dia. Mas como o meu horário no trabalho esta bem louco atualmente tive que abandonar o curso de inglês que fazia.

Nesses últimos 10 meses tivemos a oportunidade de realizar alguns sonhos e quando vc descobre todas as possibilidades que esse lugar tem a nos oferecer a listinha de sonhos não para de aumentar! 
Não sabemos quanto tempo vai demorar pra realizar tudo que desejamos aqui, mas "acho" que se estivéssemos no Brasil seria beeeem mais complicado em todos os sentidos.

A minha cachorrinha, Plié esta super bem e já adaptada às mudanças de estacão. Mas acho que a estacão que ela mais curtiu foi o inverno. Ela adora correr na neve, comer neve. Eu tenho a impressão que ela fica mais animada nessa época, não sei pq.

No meu trabalho, todos conhecem a Plié e a bichinha não para de sofrer bullying por conta desse nome bonitinho que minha irmã, ainda no Brasil decidiu dar a ela. Pois eh. Eu já perdi a conta de quantas vezes eu tive que explicar para os quebecas aqui porque Plié se chama Plié  . 

Pra quem não sabe, a tradução de Plié  significa "Dobrado". Eu também acharia estranho se alguém no Brasil resolvesse colocar o nome do seu cachorro de "Dobrado".

Mas a Plié ganhou esse lindo nome pq minha irmã eh professora de ballet. E plié eh um passo de ballet. E como soava bem a pronúncia dessa palavra ela achou legal dar esse nome pra ela.

Resumindo a historia, eu adotei a Plié da minha irmã, pois ela precisou se mudar, deixei o nome que ela escolheu, e agora Plié esta morando no Quebec (coisa que na época nem sonhávamos que aconteceria um dia) e agora, ela sofre Bullying dos coleguinhas no parquinho dos cachorros do bairro, tadinha. hahahaha.

Sofrendo Bullying no parquinho
E eu, quando me perguntam na rua qual o nome dela, eu invento um nome aleatório... tudo pra não ver a cada de espanto das pessoas quando eu respondo: "C'est Plie". heheheh

Mudando um pouco de assunto, esse ano tbm foi e esta sendo bem legal em relação as novas amizades que fizemos. Conhecemos pessoas maravilhosas, no trabalho (Sim! eh possível fazer amizade no trabalho! Temos amigos: quebecois, peruanos, colombianos, haitianos e obviamente brasileiros de todos os cantos do Brasil). Essa mistura eh muito interessante e enriquecedora!

Sempre saímos pra beber alguma coisa depois do trabalho, rimos muito e já entendemos piadas em francês e não fazemos tanta cara de paisagem como antes...Olha como evoluímos! rs

Por enquanto eu tenho a impressão que fazer amizades com os latinos eh uma coisa "fácil". A gente se sente muito mais a vontade com eles. Tanto pra zoar uns aos outros, rir, partilhar tbm ansiedades e alguns sonhos.
Bem, essa eh a impressão que tenho ate o momento.

Um ultimo resumo, agora sobre nossa vida aqui. Pois bem, estamos ha 1 ano e 9 meses em Montreal. Se me perguntarem se valeu a pena enfrentar tudo que enfrentamos pra chegar aqui? 
Sim. Valeu e tem valido MUITO a pena. Ta sendo tudo o que eu sonhei. Lógico que aqui não eh o "País das Maravilhas" mas as coisas ruins ficam pequenas comparadas com as coisas boas que temos aqui. 

Sei que o processo de imigração mudou muito desde que chegamos no Canada, antes eu sabia de cor e salteado as regras, hoje eu não sei quase nada. So sei que mudou, ta lento, ta mais burocrático. Sei que tenho muitos amigos ainda estão esperando o CSQ ha muitos meses. Sei que essa fase de espera eh muito angustiante, eh realmente horrivel! Mas não desanimem! Tenho certeza que toda essa espera vai valer a pena. Aproveitem esse tempo ai pra investir nos idiomas, para se qualificarem mais. Com isso as coisas serão menos complicadas no começo aqui!

Bem, eh isso ai galera. Como falei o tempo eh curto e final de semana aqui passa voando. O inverno ainda não começou, mas já temos temperaturas negativas há algumas semanas. O sol aqui ta indo embora antes das 16h e isso eu acho super triste. Eu acordo pra trabalhar, ainda esta escuro e eu volto pra casa a tarde, tipo 16h e esta praticamente noite. Não tem muito sol nessa época, então o jeito e tomar bastante vitaminas D pra ajudar o organismo.

Mas tudo isso faz parte! O negocio eh aproveitar o que cada estacão tem pra oferecer! Que venha a neve, pois já estamos preparados. Bem, eu acho! hehehe \o/
Bom fim de semana, galera! :D


Jardin Botanique - final do verão

Plié- inverno (fev-2014)

Plié- verão 2014

Verão 2014


Banho forcado

Outono 2014


Ultimo jogo do Brasil na copa do mundo...rs

Marcha dos zombies de Montreal 2014 (dentro do metro)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Bonheur

Passei tanto tempo contando os meses enquanto eu estava no processo de imigração. Agora, parece que o tempo está voando! Mal consigo acreditar que daqui 12 dias vamos completar 1 ano de Québec!
Esses últimos meses foram os mais intensos de toda minha vida. Passamos de tudo um pouco. Momentos de alegrias, tristezas, angustias, medos, cobrança da família e amigos sobre como estava nossa imigração e se ela estava sendo da forma que a gente imaginava.
Confesso que responder essas questões as vezes doía.. incomodava. Tivemos altos e baixos, e tinha momentos que a 'deprê' batia, o medo vinha com força, e eu até me convencia que nunca teria um bom francês/inglês suficiente para conseguir um emprego aqui. 

Eu me cobrei absurdamente nesses últimos meses. Eu enviei dezenas de CVs fiz algumas entrevistas, e em algumas eu acreditava de verdade que tinha conseguido, mas era sempre frustrante quando eu recebia depois uma resposta negativa. O pior de tudo é esperar a resposta chegar quando vc acredita que foi super bem na entrevista e não rola. 
Eu me criticava o tempo todo por não ter estudado mais antes de vir pra cá, de não ter me especializado mais...
Aqui você vive um turbilhão de emoções e quando as coisas demoram a acontecer ou não acontecem na época que você esperava, bate um desespero as vezes.

Enfim, quando eu decidi tentar relaxar, não me cobrar tanto e não esperar as respostas dos CVs enviados e nem das entrevistas feitas, as coisas começaram a mudar.
No começo do mês de novembro/2013, eis que o telefone toca e meu marido atende, e do outro lado da linha tinha uma pessoa interessada sobre informações do CV que ele tinha enviado, (que ele nem lembrava mais...rs). Depois da entrevista a pessoa ficou de retornar se tivesse algum interesse da parte do cliente. 
Poucos dias depois, a mesma pessoa liga e diz que o CV dele tinha sido retido! OK... respiramos fundo.... o que isso significava? Será que a vaga era certa? Não sabíamos! Já tínhamos passado por isso antes e não rolou nada...

A pessoa só informou isso, pediu para enviar alguns documentos e pediu para aguardar uma resposta. Só sei que entre receber a ligação e o cara dizer que ele realmente tinha conseguido a vaga demorou mais de 2 meses! 
Eu tive crise de ansiedade, gastrite, insônia e perdi todas as unhas que eu estava cuidando durante esse período! 
Foi horrível esperar a resposta e horrível guardar essa angustia apenas com a gente. Decidimos dessa vez não contar pra ninguém (nem família e nem amigos próximos), pois não aguentávamos mais contar que estávamos esperando uma resposta de trabalho e depois ter que dizer que não tinha rolado.

Na verdade escrevi esse drama todo simplesmente para dizer: Sim, conseguimos!!! Estamos trabalhando!!! \o/  Eu e meu marido! :D

Ele começou a trabalhar no começo de janeiro e eu consegui um trabalho tbm na minha área duas semanas depois dele!  
Foi tão tão tão impressionante pra mim, tão magnifico quando assinei meu contrato de trabalho. Eu nem sei qual palavra certa para usar para me expressar quando passei por esse momento tão esperado em minha vida.
Eu tive que segurar a onda para não chorar de emoção na hora que fui apresentada na empresa. Eu não estava acreditando que isso finalmente estava acontecendo!
Esse é mais um capitulo da minha vida... estou ansiosa para viver e aproveitar tudo o que a vida aqui tem para me oferecer. 
Sei que não tenho escrito muito no Blog, mas é realmente falta de tempo. Eu continuo com uma rotina bem dura. Trabalho de manhã e tarde e a noite eu estudo inglês a semana toda. Enfim...

Prometo no próximo post contar como foram os primeiros dias de trabalho. E de todos os micos que eu já paguei até agora no trabalho por conta do francês (não foram poucos...rs). Mas faz parte... meu francês está melhorando a cada dia e finalmente alguns colegas de trabalho tbm estão aprendendo aos poucos que minha língua maternal é o português e não espanhol....rs 

O que eu quero dizer a todos que estão esperando muito alguma coisa é que não desistam... não se cobrem.
Apenas continuem tentando e buscando sempre respeitando o limite que você pode suportar. O que é seu está reservado para você e mesmo que não aconteça no momento que você quer, pode acreditar que vai acontecer na HORA certa. Deus sabe de todas as coisas. O importante é acreditar sempre! <3 font="">

Até! :)