quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Recomeçando....

Salut, ça va?
Pois é... depois de quase 1 ano sem postar estou de volta...rs
Motivo?
Muitos!!!
A vida aqui no Rio de Janeiro é muiiito corrida, saio de casa cedinho e chego na hora de dormir.. é assim a semana inteirinha! É bem complicado.
No decorrer desse ano muitas coisas aconteceram, boas e ruins pra nossa familia.

Resumidamente mudamos de planos várias e várias vezes nesse ano.
Em janeiro tivemos o choque de saber que nossa profissão saiu da lista de Skilled Works.. foi um balde de água fria, desanimamos, não fizemos mais planos.. enfim...paramos.

Em fevereiro decidimos aproveitar nossas férias e também comemorar nosso aniversário de 2 anos de casamento. E o destino??? França e Inglaterra!
Conhecemos Paris, Versailles, Londres.... Ahh.. Londres... que lugar maravilhoso!!!!
Obviamente saimos de lá com o coração cheio de vontade de morar em Londres um dia. (Na verdade, o mais rápido possível...rs).
Voltamos de viagem com o coração cheio de expectativas, planos e o bom é que Heitor pode ter cidadania Italiana. Pra ele é "tranquilo" morar na Europa.
Mais uma vez fizemos mil planos. Chegamos de viagem e fomos direto ao consulado italiano aqui do RJ dar entrada na papelada pra ele rapidamente conseguir a cidadania e em seguida o passaporte italiano. rs
Eu como esposa não posso ter cidadania por enquanto... só depois de um certo tempo. Mas é bom ele adiantar logo, quando menos tempo melhor, né?
Depois de ter dado entrada na cidadania, eis que depois de alguns meses esperando, decido pela quadrigésima vez assistir mais uma palestra de imigração para Quebec (eu ja fui em tantas, que nem consigo lembrar da quantidade de vezes...rs)
Só sei que saí da palestra como??? Suspirando....rs

Cada vez que eu vou nas palestras eu me sinto no Canada de novo...rs É impressionante.. é como se fosse uma palestra motivacional para dependentes químicos ou coisa parecida... rs Saí de lá inspirada a não desistir do Canadá...
Chego em casa, isso no início de Julho, após a palestra, e começo a pesquisar cursos de francês intensivo no RJ...
Eis que encontro a École Quebec, a matriz é em SP e no site dizia que tinha uma escola no RJ. Liguei pra lá.. peguei preços para o "casal".. Até então o Heitor nem sabia que eu tive o surto de querer ir pro Canadá de novo...rs
Estudar francês pra ele estava fora de cogitação, sem codições, não havia a menor hipótese dele fazer biquinho pra estudar francês...Preconceito, né??? kkkkkkkk
Enfim... tudo pesquisado, turma nova de francês ia comecar dia 12 de julho... estávamos no inicio de julho quando vi isso tudo... Meu aniversário seria no dia 10 de julho e aproveitando a data do meu niver, eu tinha que pedir meu presente, né?
E foi isso, vamos estudar francês "JUNTOS" e tentar ir pro Quebec! Ele resmungou por alguns dias, reclamou.... mas é presente de niver, né? não pode negar!
Depois de muito esforço ele decidiu aceitar e eu tbm já tinha feito nossa matrícula mesmo, não tinha como ele correr...

Primeiro dia de aula...Nossa, como eu queria ter filmado ele tentando ler! Vc escreve francês de um jeito e lê de outro! Nada fazia sentido! kkkk foi muito engraçado..rs
Pra mim nem tanto, pois eu ja tinha uma base de francês, já ele, era a primeira vez que tava estudando o idioma.
O legal eh que os professores todos são canadenses, isso ajuda bastante! E o restante da turma tem o mesmo objetivo que o nosso: imigrar.
Bem...passados 3 meses desde o inicio do curso, posso dizer que o Heitor é quase um Canadense nascido em Montreal...kkkkk Ele perdeu o preconceito do francês, está adorando estudar o idioma, escuta diariamente músicas francesas (e tenta cantar junto..desastre...rs)

Hoje temos pouco mais de 60 horas de francês, posso dizer que a evolução é enorme! Lógico, falta muitas horas ainda pra gente conseguir passar numa entrevista, mas depois que começamos a estudar francês, com prof. canadenses, e conhecer através dele um pouco da cultura do Quebec, a história, tudo que eles passaram... foi muiiito bom mesmo.. na verdade está sendo uma ótima experiência aprender o idioma e conhecer a província mesmo nunca ter ido lá. Confesso que inicialmente meu projeto inicial era morar em Toronto, mas estamos apaixonados por Montreál agora!

Bem, não vou deixar para amanhã meu próximo post onde vou falar do nosso projeto Quebec!
Au revoir! :)



2 comentários:

Victor Hugo [Responder Comentário] disse...

Olá,

Estou começando a pesquisar possibilidades de tb ir morar fora do Brasil. Passo por uma fase da vida bem parecida com a de vcs... sou da área de TI (programação especificamente), recém casado e começando a planejar a possibilidade de ir morar fora. Sobre isso eu tenho duas perguntas:
1. Pq o Canadá? Pq é mais fácil imigrar se comparado a outros países como por exemplo EUA?
2. Onde posso ver quais profissões no Canadá estão na lista de Skilled Works atualmente? Qual exatamente o peso que isso tem no processo de imigração?

M e H [Responder Comentário] disse...

Olá Victor, obrigada pela sua visita, volte sempre!
Sobre suas perguntas:
Pq o Canada? Sim, o Canada é mais facil de imigrar, tem um processo de imigração do governo que busca pessoas qualificadas para trabalharem lá, ou seja, pessoas que tenho nivel superior e experiencia profissional. O EUA que eu saiba não tem nenhum tipo de processo de imigração desse tipo.

Para imigrar pro Canada, existem 2 caminhos: Processo Federal ou Processo de Quebec. O Processo Federal atualmente está mais restrito em relação as profissoes que o Canada tem demanda, vc pode ver a lista de profissiones nesse link aqui:http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-instructions.asp#list
Como vc tbm é de TI infelizmente vc não conseguirá aplicar mais pelo processo federal, a não ser que sua esposa tenha uma profissão listada nesse link acima.
A alternativa, pra quem nao tem profissão em demanda é fazer o processo por Quebec, segue o link para maiores informações: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/