Meu povo,
essa semana em uma das listas que eu sigo, rolou mais um debate sobre o sistema de saúde no Canadá, sempre rola essa assunto...
Eu sempre soube que o sistema de saúde lá não era legal (tipo, marcação de consultas, exames, etc)... mas só de ler as experiências que alguns imigrantes relataram recentemente, é de dar frio na espinha.
A última que li foi de uma moça que pisou em falso num buraco em Montréal e "estragou" uma operação que ela havia feito no joelho há uns anos atrás no Brasil.
O resultado disso está sendo catastrófico! Depois de várias consultas e muitas horas de espera, vc ouvir de médicos lá que "vc vai ter que suportar essa dor pra sempre" ou "vc só conseguirá um especialista daqui a 2 anos, Vá pra casa e espere nossa ligação". É demais né?
No Canadá a única coisa que tenho medo é isso. Não tenho medo de frio, trabalhar em "sub-emprego", não ligo pra isso... trabalho onde tiver emprego, sou trabalhadora, me viro.
Dificilmente fico doente... aqui no Brasil não tenho plano de saúde. Mas quando preciso de um médico nunca esperei mais que 2 meses pra conseguir um.
Sim.. 2 meses é muiiiito tempo também. Mas é pouco se comparado ao tempo médio de espera do Canadá.
Lógico, cada caso é um caso. Tem gente que dá "sorte". Está com uma dorzinha aqui ou alí, espera umas 4 ou 8 horas na hospital.. e é atendido... Outros tem sorte de encontrar médicos mais atenciosos.
Essa questão da saúde no Canadá ainda é muito delicada. É importante que cada um que pense em imigrar tenha isso em mente. Tenham sempre planos A, B e C sobre saúde. É válido manter o plano de saúde no Brasil?
Pra quem pode, acho que é sim... muito válido. Normalmente as consultas são mais rápidas e se precisar fazer algum exame e/ou cirurgia simples não costuma demorar muito não, eu acho.
Pra quem não pode, o que pode acontecer é vc precisar gastar dinheiro pra voltar pro Brasil, marcar médico; esperar; fazer exames; esperar.... É caso de cirurgia? Marcar data e esperar uma vaga... e esperar, esperar e esperar... Nem sei dizer quantos meses isso levará para acabar.
O que mais vejo e leio é gente voltando pra se consultar no Brasil... ou pra fazer alguma cirurgia simples... e depois volta pro Canadá. Bizarro isso, né?
Mas acontece.. e Muito mesmo!
Óbvio que emergência é outra coisa. Lá vc é atendido de acordo com a gravidade do seu caso. Todas as grávidas, idosos, e outros casos passam na sua frente, se vc estiver na fila de espera.
Falta muito médico no Canadá. Falta Médico de Família. É uma pena.... Espero que esse quadro mude logo.
Au revoir
10 comentários:
Oi!
Descobri hoje seu blog e já vou palpitar... rsrsrs
Se vc soubesse a qtdd de médicos que estão tentando trabalhar no Canadá vc ficaria ainda mais chateada. Sou médica e estou fazendo o processo para exercer medicina lá, mas sei que o que vou enfrentar não vai ser fácil... o "SUS" canadense funciona bem, exceto pela assustadora carência de profissionais médicos, e mesmo assim a classe médica canadense é super fechada. E quem sofre é o próprio povo... fazer o que, né?
Espero que o processo de autorização de trabalho para médicos continue rigoroso (para selecionar bons profissionais), mas menos caro, demorado e burocrático...
Beijos,
Pati
Oi, Monique!
Eu tou igualzinha a você: a única coisa que me assusta no Canadá é o sistema público de saúde. O resto é fichinha! Mas no meu caso é porque eu sou traumatizada com saúde pública, pois aqui no Brasil, quando era mais nova, estudante e não tinha dinheiro para pagar um plano de saúde, eu quase morri na fila de espera para uma cirurgia, de tanto que tive que esperar.
Sou tão traumatizada que decidimos, meu marido e eu, que vamos manter o plano de saúde aqui do Brasil. De qualquer maneira temos planos de voltar ao Brasil com uma certa frequência e essa frequência é o suficiente para fazer os check ups necessários.
Claro que sempre rola o risco de, sei lá, cair de patis, dar um jeito no joelho e precisar de atendimento de emergência... Aí é dose!
Como você disse, é uma das coisas a se colocar na balança no momento de imigrar. Por aqui, analisando o cenário de emprego não bom (no sentido de realização pessoal) + violência desmedida + falta de atenção à cultura e à educação, AINDA vale à pena para nós.
Beijos,
Lídia.
Sigo seu blog já faz tempo,mas nao comento por preguiça rs o rss eh tão pratico
Então,sou Enfermeira e sei da necessidade desse tipo de profissional no CA
Mas eh tudo tão burocrático ,que tenho receio de ir e nao poder exercer... Pior saber que o SUS canadense ehassim deficiente
Bjs
Joice
Ola Joice,
acho q vc nâo terá problemas pra exercer sua profissao no Canada. Tenho alguns amigos da sua area que ja estao la."Acho" que vc precisar fazer algum tipo de estagio inicialmente. Mas eh coisa rapida. Em pouco tempo vc consegue trabalho.
abraçãoo :)
Pati, tomara que vc consiga logo sua permissão para exercer a medicina por lá e depois já passa teu contato,hehe. Eu realmente me preocupo com a questão de saúde, mas para quem já anda passando 6h em hospital particular no Brasil, não sei até que ponto eu vou sofrer. Vou manter um plano de saúde no Brasil e quando vir visitar os parentes incluirei um check-up. Agora vamos combinar, alguma coisa o Canadá tinha que ter ruim, né?
Oi!
Eu e minha esposa viemos acompanhando teu blog a uns meses, teus comentarios já nos ajudaram bastante em nossos planejamentos... estamos planejando uma viagem de reconhecimento em 2012 e logo após daremos entrada no processo por enquanto estamos fazendo aula particular de ingles... iniciamos o nosso blog agora, da uma passada lá!
Realmente saude é uma coisa preocupante no Canadá, creio que é válida a idéia de manter-se um plano de saude aqui no Brasil... atualmente tenho plano de saude Unimed pela empresa que trabalho pago R$ 142,00 (R$ 61,00 por pessoa), mas sei que existem planos aqui que custam em torno de 90,00 por pessoa que não é empresarial e cobre quase tudo, isso aqui em Goiania, não sei se existe variação de cidades!
Abços
Olá José Marcio, obrigada pela visita e comentário no blog. Eu visitei o blog de vcs.. mas não consegui comentar lá.
Vcs vão ano que vem pro Canada? Que cidade vão visitar?
Abração! Sucesso pra vcs!
Oi gente, td bem?
Tb acompanho o blog de vcs e estou na torcida. Ja venho amadurecendo a ideia de imigrar a um certo tempo e estou pesquisando mto. Pretendo dar entrada no processo no proximo ano. Sou enfermeira e vi que vc falou p Joice que tem uns conhecidos na area que ja trabalham la. Pode me passar o blog deles p eu ler ou o contato, se eles permitirem claro. Nao consigo encontrar enf. brasileiras que ja estejam por la. Obrigada!
Boa sorte!!
Kalyne
=)
Queridos, obrigada pelo recadinho la no blog. Valeu pela forca. Beijos e boa sorte!
Oi Monique!! Vamos torcendo para que o federal continue andando... Obrigada pela mensagem lá no blog! Bjs
Postar um comentário