domingo, 4 de dezembro de 2011

Fechando as portas? Acho que não!

Nos últimos dias muito se falou sobre futuro do processo de imigração por Québec e muitas pessoas que planejam dar entrada no processo de imigração no ano que vem resolveram antecipar seus projetos imediatamente com medo das possíveis mudanças.

O que sabemos é que alguns palestrantes estão alertando nas palestras que acontecem pelo Brasil que ano que vem o processo de imigração será alterado. Na verdade as alterações (se ocorrerem) em minha opnião não "fecharão" portas pra ninguém.

Coisas que podem acontecer se houverem essas mudanças:

- Todo mundo vai ter que enviar a papelada toda do processo pro escritório do México;
- Todo mundo vai ter que fazer uma prova, tipo TEF, TCF-Q entre outras, de proficiência do idioma;
- Em alguns casos acredito que as entrevistas talvez não sejam mais necessárias, já que vc fará uma prova. Mas sobre isso não tenho certeza.
- Fora isso, não ouvi falar nada sobre "cortes" na lista de profissões (como costuma acontecer no processo SW Federal).

Se forem só essas mudanças, sinceramente não vejo porque tanto medo.
O processo vai ficar mais caro??? Pra alguns sim. Pra outros não vai mudar em nada.
Pra alguns vai ficar caro pois vc vai ter que enviar a papelada pro México e vai ter que pagar pela prova de francês ou inglês que vc terá que fazer. 

Pra outros o custo não muda em nada. Pode até ficar mais barato.
Exemplo: Quem mora fora de São Paulo e tem que se deslocar pra fazer a entrevista lá gasta uma grana preta de passagens e hospedagem.

Pagar pra enviar um sedex pro México e fazer uma prova de francês certamente vai ficar beeeem mais barato. (Isso se realmente não houver mais necessidade da entrevista)

O processo vai ficar mais lento, isso é fato. Atualmente eles demoram em média uns 4 ou 5 meses para avaliar o dossier e entrevistar.
Com a mudança do processo, acho que deve demorar um pouco mais para avaliarem tudo lá no México.

Enfim... se forem essas as mudanças basta apenas continuar estudando francês.. estudar gramática, fazer os simulados da prova e pronto. Pra alguns é mais facil fazer uma prova do que uma entrevista. O negócio é apenas ESTUDAR.

Simples assim :)

Então pessoal.. sem pânico.. continuem estudando e pronto.

Au revoir

6 comentários:

Tiago Mota [Responder Comentário] disse...

Olá!

Estive ontem na palestra oficial aqui em Brasília, com o Gilles, e ele esclareceu alguns pontos sobre essas mudanças. Resumindo:

- O escritório de avaliação dos dossiês muda para a Cidade do México, mas continuam tendo palestras e entrevistas aqui no Brasil - ele não disse nada sobre não precisar mais de entrevista.

- Será realmente obrigatório enviar junto com o dossiê os certificados de línguas - francês obrigatório, DELF/DALF; inglês facultativo, IELTS. Novamente, nada foi dito sobre isso substituir a entrevista, já que ela tem outra função além de checar o conhecimento da língua.

- O tempo de tratamento do dossiê antes da entrevista aumenta, para 6 a 8 meses.

- O CSQ passa a ter validade maior, de três anos - antes era apenas 1 ano.

Ou seja, fica sim mais caro, e mais demorado, já que entrevistas continuam existindo, e o preço dos certificados e do envio para o México não estava na conta anterior. Além disso, e do tempo, parece que nada muda. O site, segundo o Gilles, ainda não foi atualizado, pois os escritórios regionais estão acertando ainda alguns pontos sobre essas novas mudanças.

É importante frisar: isso não significa que fica mais difícil preencher os formulários e enviar o dossiê, então, continua não sendo necessário contratar advogado, despachante ou o que for. E cuidado com palestras falsas. Se não for marcada pelo site oficial - www.imigrarparaquebec.ca - e não for ministrada pelo Gilles, não é oficial. Tem gente fazendo palestra para vender os próprios serviços desnecessários de despachante.

Anônimo disse...

Olá!

Concordo totalmente com a sua opinião. Não sei o motivo de tanto alarde, a não ser pelo fato de que o processo vai demorar um pouco mais. O que não é totalmente novidade, já que teve muita gente esse ano que precisou esperar 8 ou 10 meses pela entrevista para obter o CSQ.

Quanto a prova, eu acho que é muito mais simples fazer uma prova, geralmente na sua cidade, do que viajar até um outro estado para passar por uma entrevista. No nosso caso, como enviamos nossos comprovantes de DELF B1 fomos dispensados da entrevista, então acredito que a tendência é a galera não precisar mais fazer, a não ser em certos casos especiais.

Nós ficamso SUPER aliviados de não ter precisado passar pela entrevista! =D

Enfim, a única coisa chata mesmo é que o Federal não tem previsão de ficar menos lento. continuo achando esse prazo estabelecido pelo Consulado abusivo, já que eles não precisam fazer nada demais, pois o 'trabalho braçal', de nos avaliar, nos examinar e nos selecionar é feito todo pelo Québec.

Beijos,
Lídia.

Anônimo disse...

Oi Monique. Obrigada pela comentário lá no blog. É engraçado como nos vemos uns nas histórias dos outros né?! Com certeza, compartilhamos do mesmo sentimento.
A espera continua...
Beijos.

José Márcio [Responder Comentário] disse...

Bom boa noite a todos!

Eu tambem estive na palestra do Gilles Mascle em Brasilia no dia 05/12 agora e pelo que ouvi e conversei com ele, tudo o que o Tiago já colocou ai é verdade!

A partir de 01/01/2012 será realmente exigido a apresentação do certificado de línguas, mas pelo que ele explicou não é somente no processo canadense e sim uma exigencia mundial. Será exigido na solicitação de visto para qualquer país que voce solicitar o visto. Ele até citou o exemplo do frances da França solicitar o visto terá tambem que ter o teste.
E ainda realmente os documentos terão que serem enviados para o escritório deles no México, a tendência do prazo é diminuir mas por enquanto devido a essas mudanças eles estao atrasando os processos.
E ainda as entrevistas continuam da mesma forma no escritório de Sao Paulo ou Salvador.
Fiz um post no meu blog sobre essas informações:
http://goianiaincanada.blogspot.com/

Ana Lu [Responder Comentário] disse...

Ola a todos,

Estando aqui em Montreal, as noticisa sobre a imigracao sao que de fato o Canada esta planejando trazer menos imigrantes nos proximos 5 anos. Como em quase todas as questoes governamentais, o Quebec discorda dessa medida, e ainda quer continuar trazendo gente, mas teve que se "adaptar".

Acredito que o fato de pedir os exames de lingua nao sao impedimentos...o que nao entendo ainda eh qual o nivel minimo de conhecimento linguistico exigido. Ainda sao 150 horas?? Ou querem fluencia??

Enfim, tenham certeza que os processos serao mais longos, e quem entrar nesse barco tera que ter muita paciencia!

Boa sorte a todos!!!
Ana Luisa

Anônimo disse...

Olá

Como deve ter visto, saiu o comunicado oficial em relação a mudança no processo(espero que não venham outras). Passa a ser exigido o teste de nível, somente a partir do dia 06/12/11.

Nós infelizmente fomos pego pela mudança. Mandamos 06/12. Mas sem choradeira rsss. Se tem que fazer, vamos fazer.

Abraço
dOsCunha