domingo, 10 de junho de 2012

Arrependimento

Uma das coisas que mais me arrependo nesse processo de imigração (que no meu caso dura quase 5 anos) é de ter comentado e contado para várias pessoas desse meu sonho, que é morar no Canadá.
No início, quando a gente começa a descobrir o Canadá e as coisas que ele pode nos oferecer, é uma alegria e ansiedade tão grande, que naturalmente a gente quer compartilhar com todo mundo, a gente quer é levar todo mundo com a gente.


Comigo foi assim: Lá no comecinho, eu pesquisava e devorava dezenas de blogs e sites. Eu acompanhava o processo de muitos brasileiros corajosos que imigraram, eu lia muito (e imprimia as páginas de muitos blogs para poder ler em casa e levava pra mostrar pra outras pessoas...) inacreditável, mas eu fazia isso, e muita gente ria de mim.
O Canadá era algo impossível naquela época, mas se eu não podia iniciar meu sonho naquele momento, eu queria mostrar aquilo que tinha "descoberto" pra meus amigos, pra ver se eles se interessavam por esse sonho também.
Só sei que quase 5 anos depois, aqui estou. Ainda no Brasil, ainda em Niteroi. Graças a Deus, conseguimos dar entrada nesse bendito processo de imigração, mas ainda não temos o sonhado Visto no passaporte.
E a quantidade de gente, que me pergunta: "E o Canadá?", "Tá no Brasil aindaaaa???", "Ahh, vc não vai pro Canadá não..." ou "Desistiu do Canadá, né? vem aumentando cada vez mais. 

Por mais que teoricamente eu esteja na fase "final" do processo, eu não falo mais nada para essas pessoas que um dia apresentei o processo de imigração, e que um dia falei do meu sonho.
Tanta coisa muda nesse processo, são tantas datas alteradas, que comemorar cada etapa, ou contar pra todo mundo dá até um pouco de receio. 
A quantidade de gente que não sei porque faz questão de ficar "cutucando" lá na ferida é grande. Pessoas que estão alí apenas para rir de um sonho que vc não conquistou ainda. Pois é, tem gente assim.

Sei que meu sonho está próximo de ser realizado. Não tenho datas ainda. Acho que esse peso que está em minhas costas só deve mesmo aliviar quando eu puder ver o visto de residente em meu passaporte. Aí sim, acho que poderei comemorar e me sentir bem.
E quando isso acontecer, vou apenas lembrar de todas as pessoas que falaram diversas vezes que o Canadá era algo pretencioso demais pra mim.

Nunca desista dos seus sonhos! Além disso, pense bem antes de contar seu sonho pra alguém.

25 comentários:

Carlos Henrique [Responder Comentário] disse...

Oi Casal, a inveja é uma porcaria mesmo!!

Acredito que as pessos que questionam os sonhos dos outros, são pessoas que não acreditam que a vida pode ser muito melhor, e não é porque que nascemos no Brasil é que temos que ficar aqui o resto de nossas vidas. Eu sei que grande parte dessa demora se deve ao governo Canadense(burocracia), mas por favor continue se agarrando nos seus sonhos e objetivos e tente ficar o mais longe dos mui amigos.
Tenham uma ótima semana e quem sabe com uma grande novidade.
Um abraço,

Carlos Henrique

Anônimo disse...

Monique , prepare uma cadeira cativa para essas pessoas , próximo ao aeroporto, ta chegando a isso acontece para nós desistirmmos.Nao esquenta nao , no Quebec tem mais , o q tem de gente querendo ser melhor q outro nao é brincadeira

Rafael Alencar [Responder Comentário] disse...

Aconteceu também comigo... Contei para várias pessoas e algumas ficam fazendo brincadeiras com esse meu sonho... Outras realmente não querem que eu vá pois prezam minha amizade e querem ficar ao meu lado... Porém nada me segura aqui, agora só nos resta aguardar...

LC [Responder Comentário] disse...

Querida amiga, aconteceu a mesma coisa comigo. Muita gente me dizia:

....Se vc nao consegue melhorar de vida no Brasil pq vc acha que vc vai conseguir chegar em outro país?

Dentro da minha própria familia riam de mim!!

Mas eu tenho certeza que este ano vai ser o ano da virada na sua vida!

Nao se esqueça: nem olhos viram, nem ouvidos ouvira o que Deus tem preparado para vc!!!!

E quando a sua vitória chegar (e ela virá rápido!) nós estaremos te aplaudindo pela sua coragem e determinação.

Um grande beijo!!!

Francês com Farinha - A história de um casal construindo uma vida no Quebec [Responder Comentário] disse...

@Turma do Balão
Os que criticam mais são exatamente os familiares, ou por achar que te conhecem "saberem" qual o tamanho do sonho que você pode ter. Os amigos acabam não tendo assunto, logo, o assunto vira você e seu sonho maluco de viajar. Depois todo mundo entra em contato com voce pra te visitar, e vao encher a boca pra falar que conhecem alguém que mora no canadá.
É por isso que desde o inicio de nosso processo ninguém ficou sabendo de nada, nem país, nem amigos. Ninguém sabe nem que estamos fazendo aulas de francês a mais de 1 ano. Estamos com planejamento para viajar em agosto e estamos aguardando o visto para avisar a todos. =D

É Nóis no Canadá [Responder Comentário] disse...

Sabe que com a gente tem acontecido a mesma coisa... tem 2 anos que iniciamos o francês... e a contamos para algumas pessoas, não pedimos segredo e de repente "todo o mundo" sabe que a gente vai para o Canadá e não entendem a demora do processo, pensando mtas vezes que desistimos de ir!!!
Estamos bem quietinhos, esperando nossos vistos, estudando e não damos mais importância aos questionamentos das pessoas... a gente sabe que vai e isso basta!
Qdo perguntam: "E aí, vão ou não vão?" Falamos: "Vamos... só não temos data!"
Quem está de fora não entende a demora do processo...
Bjs

Viviane Berlim Bianchi [Responder Comentário] disse...

É exatamente como me sinto.. está bem difícil ter que explicar que essa demora não é porque estamos desistindo, não é por nossa culpa, enfim... cada vez ter que contar a looonga novela do consulado tira uma grande energia da gente.. Também me arrependo muito de não ter mantido os nossos planos em segredo.

Camila [Responder Comentário] disse...

Realmente ficar aguentando o povo perguntando "vc não foi ainda?" é um saco. Mas não liga não. Daqui a pouco vc tá lá e eles verão que seu sonho virou realidade. Para os que tem a coragem de sonhar e lutar pelos seus sonhos, pode até ser que demore, mas a recompensa sempre chega.
Bjos

Green [Responder Comentário] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Green [Responder Comentário] disse...

Esse seu post poderia muito bem servir prá nós também!

Eu não contava os mínimos detalhes prá todo mundo não, só prá quem perguntava e se interessava, mas quando saiu à oportunidade pra ir um pouco antes com o visto de trabalho contamos (e me arrependo tb) , e como está demorando muito prá sair, aquelas frases que você citou, são faladas exatamente assim, nossa da muita raiva, (parece que a maioria torce contra) mas, hoje em dia eu encaro com uma forma de conhecer as pessoas verdadeiramente, eu era muito inocente achava tudo muito lindo, mas esses últimos anos serviram prá amadurecer, não que eu tenha virado amargurada ou chata, mas sou muito mais realista nesse sentido.
Espero que de coração você realize todos seus sonhos e quando olhar prá trás verá que valeu a pena, e todos que não acreditaram ou debocharam vão ver que é possível realizar o que queremos, desde que se esforce MUITO e tenha planejamento.
Beijinhos e força, estamos no mesmo barco qualquer coisa pode contar conosco.

Pat [Responder Comentário] disse...

Pois eu vou te falar, que o que eu mais ouvi quando contava pras pessoas a data de partida foi: "Nossa, vc vai MESMO?!?"
Realmente as pessoas não acreditam.

Eu contei pra poucas pessoas, mas no nosso caso, foi a minha mãe que não se aguentou e contou pra um monte de gente :P rs

Diário Canadá Brasil [Responder Comentário] disse...

pOIS É AMIGOS,
Tbm escrevi sobre isso...
http://www.diariocanadabrasil.blogspot.com.br/2012/03/ah-se-arrependimento.html

Se arrependimento matasse (...)

Meet the Beaver [Responder Comentário] disse...

Também vivemos exatamente a mesma coisa! E o que mais dói é que quem mais te critica é a sua própria família!!! Não podemos falar dos nossos amigos, pq são pouquíssimos os que sabem e os que sabem dão a maior força. Já a família.... não teve um cidadão que demonstrou um mínimo de alegria pelo nosso sonho... tiveram familiares que nem estão mais falando com a minha mãe que foi este ano ficar com a minha irmã que já está no Canadá há 2,5 anos.... eh inacreditável gente... será que é inveja?? ou é só uma maneira estranha de demonstrar que queria ter a gente por perto?? Eu só sei q estou bem decepcionada com algumas pessoas, mas vou adorar mostrar pra todo mundo que a gente vai conseguir realizar o nosso sonho! Não vamos desistir jamais!

Canada Total [Responder Comentário] disse...

Sei como é isso, muita gente parece que adora ver que não está dando certo, e ficam torcendo para o próximo se frustar, como se isso fosse prazeroso.
Mas quando você tiver aqui, este mesmo pessoal vai te ignorar como se nunca fosse seu amigo ou pior, de repente vai virar seu melhor amigo te pedir um monte de coisa ou querer passar férias com você, na faixa aqui.
Fuja deste povinho! É o melhor que você faz.

FonseCanadá [Responder Comentário] disse...

Concordo plenamente com você. É por isso que só irei contar quando estiver no final do processo federal, justamente para evitar esse tipo de constrangimento. Tem gente que apoia e tem gente que ri as escondidas, duvidando que iremos alcançar esse sonho, que para eles não somos capazes de alcançar.

Pipoca [Responder Comentário] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Com o pé no Canadá [Responder Comentário] disse...

Mon amie... vc sabe q hj em dia a opiniao dos outros pouco me importa e tbm nao deixo de mandar todo mundo pastar... faça o mesmo... qdo perguntarem do canadá diga q vc esta resolvendo e pronto... nao dê satisfaçoes da sua vida a ninguem q nao mereça. Um bju... te amo. Sa

Marcelo [Responder Comentário] disse...

Eu entendo perfeitamente o q vc fala.Eu tb dividí muito o meu sonho de ir morar na Austrália e ouvia tudo isso que vc ouve...um saco!Mas, a gente fica querendo partilhar os momentos de alegria e acabamos virando piada para algumas pessoas invejosas!rsrsrs...agora, com meu processo do Canadá, quase ninguém sabe, porém, existem ainda algumas que sabem e fazem piadinhas mas eu dou risada, não digo nada e penso "vai rindo pq quem vai ficar aqui no Brasil é vc e não eu"...kkkk...ri melhor quem ri por último!e olha que eu já dou boas risadas com as minhas pequenas conquistas neste processo e vibro muito de alegria!Vms que vms que em breve estaremos lá!Abraço!

Vancouver +3 [Responder Comentário] disse...

Eu te entendo perfeitamente. No começo eu tb comentava bastante, depois eu parei e hoje estou em Vancouver e os invejosos beeeeeeeemmmm longe rsrsrsrsr... bjs

Anônimo disse...

Oi gente...

Estou na mesma situação que vcs!!! Estamos esperando e esperando....eu sou super bocão, desde criança falo tudo que quero fazer para as pessoas.....sou espontânea e sempre me ralo por isso....e o pior de tudo: não aprendo! como pode? Qdo vejo, já falei!!! E agora ouço a mesma coisa: tah e ai? Quando vÃO PARA O CANADÁ? Ou desistiram? é um saco ver que as pessoas não levam a sério o que vc fala....ou como gostam de cutucar e invejar....por isso questiono sobre ter um blog....tenho certeza que alguns iriam bisbilhotar pensando: ah...isso não vai dar certo.....
Muita sorte para vcs!!! E a sugestão é a seguinte: Ignorar estas pessoas.....
bjss

Vanessa Alves Piper

Ana Lu [Responder Comentário] disse...

Oi Monique,

Acredito que esse eh um sinal de pequenez das pessoas que nao tem coragem de ir atras dos sonhos como vc o fez. Somente se afaste, e siga em busca de suas conquistas!

Eu e meu marido tivemos mais "prudencia", e nao falamos com todo mundo ate ter as coisas mais definidas...e ainda tivemos reacoes do tipo: "credo, vai morar naquele frio"? Mas cada um que cuide da sua vida, nao eh, assim como cuidamos da nossa...

Forca que esta chegando a hora. E quando estiverem em MTL, se vierem pra ca, se precisarem de algo entrem em contato!

Abracos!

Ana Lu [Responder Comentário] disse...

Oi Monique,

Acredito que esse eh um sinal de pequenez das pessoas que nao tem coragem de ir atras dos sonhos como vc o fez. Somente se afaste, e siga em busca de suas conquistas!

Eu e meu marido tivemos mais "prudencia", e nao falamos com todo mundo ate ter as coisas mais definidas...e ainda tivemos reacoes do tipo: "credo, vai morar naquele frio"? Mas cada um que cuide da sua vida, nao eh, assim como cuidamos da nossa...

Forca que esta chegando a hora. E quando estiverem em MTL, se vierem pra ca, se precisarem de algo entrem em contato!

Abracos!

Mude a Vida [Responder Comentário] disse...

Monique,

Quando marido e eu resolvemos fazer o processo minha primeira exigência foi sigilo absoluto (eu sou superstição pura).

Eu contei só pra minha mãe e marido pra mãe, pro pai, pra irmã, pro cunhado... que contou pra mãe, que contou aos irmãos...

Um belo dia, num almoço de natal, quando eu e ele estávamos naquela angustia de processo que nunca anda, uma amiga da prima dele, que não tinha contato nenhum com a gente chegou no meio da sala cheia de gente e disse: "- Vcs ainda não foram pro Canadá?" Meu mundo caiu. Chorei, culpei marido e sofri muito por causa disso. Entendo exatamente o que vc está sentindo.

Mas nada como um dia após o outro. Tenha fé que tudo vai acontecer na hora que tiver que acontecer, e logo logo vc vai começar sua nova vida Canadá e tudo isso será passado.

Toda a sorte do mundo pra vc
Beijoss

Andressa [Responder Comentário] disse...

Sei na pele o que está sentindo. Sonhamos com isso desde 2007 e até agora não conseguimos realizar...
Mas tudo tem o seu tempo!
As vezes queremos apoio das pessoas que mais amamos e são essas que nos decepcionam. No meu caso, tenho problema com meus familiares. Meu cunhado disse que "só acreditaria vendo"...
Um vez eu li uma frase muito certa: "As pessoas não entendem o seu sonho, porque DEUS deu ele para você"...
Siga em frente e tenha certeza que no final, vc verá que tudo valeu a pena.
O segredo agora é fechar a boca mesmo!
Que DEUS abencoe!!!

Dani [Responder Comentário] disse...

Olá !
Ler este post me deu um pouco de conforto de saber que alguém que mesmo que não conheça entende e sente o que sinto .
meu caso é um pouco diferente , pq sou casada com canadense , mas estou no Brasil esperando meu processo chegar na metade para pode ir de vez, antes disso ele está em MTL trabalhando e eu aqui. A dor da saudades é algo que nem tem como explicar , dói tanto , fico deprimida e evito sair de casa e encontrar "amigos " questionando o pq ainda estou aqui .
As pessoas não tem ideia de como uma palavra pode machucar ! de como um comentário idiota nos faz mal ... Mas estou tentando me apegar a paciência e esperança !
Independente de tudo vai dar tudo certo , os processos estão demorando mesmo , não só no seu status mas no de spornship tambem está demorando mais que o normal !
Virei mas vezes no seu blog , e tenho certeza que vou me deparar com um post seu dizendo que conseguiram o visto e logo embarcam ! boa sorte casal ! abraços Dani