terça-feira, 17 de julho de 2012

Não foi dessa vez

Quando criei esse blog há pouco mais de 5 anos atrás nem tudo que escrevia era sobre imigração... hoje olhando meus posts passados, confesso que começo a rir das besteiras que eu escrevia.
O interessante de ter blog porque ele acaba de certa forma sendo um pequeno diário. Aqui vc escreve o que quiser: você pode escrever posts reclamando de coisas, posts contando suas vitórias, posts tristes, alegres... etc.
Com o passar do tempo quando lemos mensagens antigas vemos o quanto crescemos, evoluímos, e como mudamos nossa forma de pensar sobre diversos assuntos e como aprendemos, viu.

Falado isso, vou compartilhar aqui uma notícia "chatinha". Como alguns sabem, eu estava participando de um processo seletivo para uma vaga de trabalho na cidade de Québec. E 70 dias depois de ter feito 3 entrevistas com RH e entrevistas técnicas, recebi um email hoje informando que a vaga havia sido fechada e consequentemente não fui selecionada.

Depois de ter feito essas entrevistas eu estava cheia de expectativa e confiante que ia rolar... But.. não foi dessa vez meu povo. Quando recebi o email confesso que fiquei com medo de abrir para ler... fiquei alguns minutos olhando pra ele... Depois de um tempo abri, li... fiquei triste, mas faz parte, né?

Baseado nessa minha primeira experiência, vou dar algumas dicas:
 
  • Se vai fazer entrevista, se puder evite comentar com parentes (de preferência) sobre esse fato! (Até ontem meus parentes me perguntavam se eu ja tinha resposta dessa tal vaga que fiz entrevista...rs) É angustiante não ter notícias, mas cometendo erros que a gente aprende, né? Portanto - Se puder, feche a boca!
  • Por mais simpática que a recrutadora seja, e demostre que a vaga é quase sua. Não acredite! rs
  • Por mais que você saiba que receber "não" como resposta seja normal pra quem procura emprego no exterior, pode ter certeza que sempre vai doer. E inevitavelmente vc começará a pensar onde errou e o que precisa melhorar. Mas que dói, dói.
  • Nunca, Jamais e de forma alguma desligue o telefone no meio de uma entrevista. rs

É isso...
Levantar a cabeça, sacodir a poeira e continuar enviando CVs e torcer para que eu consiga alguma outra entrevista de preferência em Montréal. :)

Boa Sorte a todos!
Monique

5 comentários:

Tania Vianna [Responder Comentário] disse...

Amiga, vc é muito guerreira, tem direito a ficar um pouquinho abatida..... Pronto, agora recomeçe a batalha . André passou por isso e doi mesmo, ainda mãis quando vc conhece o excelente proficcional que a pessoa é. Mas é assim mesmo, eles batem a gente cai e levanta rapidinho pra se prepara pro próximo desafio.
Bjssss

**Alline S.** [Responder Comentário] disse...

Não fique assim, pode terr certeza que foi mais um aprendizado na sua vida e que na verdade algo muito melhor esta reservado para você! Que você tenha sorte nessa busca de emprego. Beijos

É Nóis no Canadá [Responder Comentário] disse...

oi guria,
Fica triste não... tbém acredito que o que é seu está guardado, com certeza o que aconteceu é algo p/ te preparar melhor p/ qdo chegar lá!
Bjs

Canadá Cearense [Responder Comentário] disse...

Isso tudo faz parte do aprendizado, você já tirou varias lições disso, coisas onde você errou que não se repetirá novamente. Mesmo você não tendo conseguido, você ganhou experiência (não é fácil passar por 3 entrevistas inclusive técnicas da sua área), e agora fará tudo bem mais confiante, com mais certeza do que falar ou não. Tire isso com um treino, sua vaga já tá guardada, só te esperando, essa vaga não é tão boa quanto a que virá pra você ainda. Um xeroo. =)

Alex Boeira [Responder Comentário] disse...

Eu realmente acredito que se voce estivesse aqui a vaga seria sua. É realmente muito raro uma empresa contratar um funcionário sem antes falar com ele pessoalemte. Se esse foi o seu caso, que eu realmente não sei, então está bem encaminhada. Se ainda está no Brasil, eu te aconselho a continuar mas se por no lugar da empresa que está fazendo as entrevistas, e nao esqueça que eles são muito conservadores aqui e que nem sempre acreditam nas pessoas que não vêem. Se o seu é o segundo caso e esta fazendo as entrevistas por telefone, o processo pode ser bem longo e sem resultado, o meu conselho seria vir pra cá primeiro e aí sim buscar oportunidades em que você possa vender o seu "peixe" face to face, isso muda completamente o jogo! Boa sorte! Se precisar de alguma ajuda aqui (apesar de estarmos morando em TOronto),é só avisar.
Abraços
@alexboeira