domingo, 2 de janeiro de 2011

OTTAWA PUNIRA LES MIGRANTS???

Salut!

Hoje lendo os e-mails das dezenas listas de discussão sobre o Canadá que eu sigo, eis que veio novamente a tona a seguinte polêmica:
Fazer o processo por uma província e depois mudar de província: Certo ou Errado?

Eu desde o princípio sonhei morar em Toronto (Ontario). Primeiro porque tive a oportunidade de conhecer a cidade em 2008. Fiquei apaixonada por tudo e todos... (adorei Chinatown.. apesar do Heitor detestar, comprei várias porcarias lá...rs) Ou seja: Eu estava em casa!!!! rs
Tudo que eu queria é ficar lá! Inclusive no meu último dia, chorei muiiiiito igual criança quando tive que voltar e encarar a realidade aqui no Brasil.
Enfim... 2008 passou... 2009 passou.... e o sonho hora continuava vivo e outras vezes morria.
Faltava tudo pra gente: Saber Inglês, passar no IELTS, ter mais experiência profissional, mais qualificações, eu ter um emprego melhor e o principal: dinheiro para imigrar.
De repente quando a gente foi conseguindo ter um pouco do pré-requisito necessário para dar o ponta-pé inicial... recebemos uma "rasteira" daquelas! TI saiu da lista do NOC!
Não tínhamos mais escolha: A nossa opção era ir por Québec ou Québec.
Passado alguns meses depois da rasteira, nos matriculamos na ÉcoleQuébec para estudar francês num curso intensivo de mais de 20 horas por mês. Desde o início, confesso, Québec pra mim era só uma forma de entrar no Canadá e ir pra cidade dos meus sonhos depois (Toronto).
Eu nada sabia de Quebec, nem sobre as cidades de lá... nem de cultura local, nem nada.
Pra mim estudar francês numa escola onde só tinha professores de Quebec fez toda a diferença na mudança da minha mente.
Eu pude aprender através deles o idioma (que hoje AMO), a cultura, a política e tudo que aconteceu com eles no passado, vi vídeos, conheci cidades e povo mesmo sem nunca ter ido lá! Ah experimentei também o famoso Sirop d'érable e amei! Na verdade Amei tudo... esqueci até de Toronto...rs
Hoje passo meus dias pesquisando sobre Montreal (a cidade que escolhi morar).

Agora voltando ao assunto do título do meu post, fala sobre a polêmica de pessoas que assim como eu pensou em usar Québec apenas como um trampolim para entrar no Canadá.
Quando você faz o processo por Québec vc assina um termo dizendo que você "promete" que vai morar lá. Mas NADA te impede de ir morar em outra província. Você é livre! Quem te dá o visto é o Canada, não Quebec! Na verdade é uma questão de ética, eles acreditam na sua palavra. Acreditam que se vc assinou um termo se comprometendo é o suficiente.

Nessa polêmica é complicado dizer se é certo ou errado.
Concordo que é errado e anti-ético vc assinar um termo se comprometendo morar na província de Québec e sequer pisar lá. Pra maioria deles isso é algo muito forte, você não cumprir com o que assinou ou "trapacear". A visão deles sobre isso é inaceitável. 

Por outro lado também acho que não é justo ficar num lugar desempregado (só pq assinou um termo) .
O governo de Québec e várias Ongs ajudam você a procurar emprego, fazer um bom curriculo, estudar francês (de graça!). Eles te dão várias ferramentas, basta vc se empenhar. Nada vai cair do céu pra vc. E se depois de todas as tentativas não deu certo... não conseguiu nada... o mais sensato é procurar emprego em outros lugares mesmo! Ficar sem emprego é a pior sensação do mundo. Eu sei o que é isso, pois já fiquei.

Por conta disso o governo está pensando em algumas mudanças para evitar ou reduzir o número de pessoas que fazem o processo por uma província e depois vão para outras.

Segue o link da reportagem completa em Inglês do Jornal TheStar (clique para ler)
Versão em francês do Jornal RCI (Rádio Canada)

Pra quem pensa em fazer o processo e depois mudar.. cuidado agora.. vai minha dica! :)

Separei abaixo um pequeno video (2 minutos) mostrando alguns pontos da minha cidade...rs Não páro de ver para poder me inspirar cada vez mais!

Feliz ano novo para todos! Nos veremos em breve no CANADA :)
Au revoir!
Monique


 (Available in high quality.) www.tourisme-montreal.org



4 comentários:

Diário Canadá Brasil [Responder Comentário] disse...

É um assunto bem polêmico e delicado.
Não sou a favor daqueles que fazem o processo por quebec e assim que chega vai pra outro lugar, mas depois de um tempo tentando e sem emprego, especialmente quando se tem família...hummm, não sei é muito delicado.
Acho que cada caso é cada caso. Vai de cada um. Espero não passar por isso.
Já amamos Quebec e desejamos viver lá.

Abraço pra vcs.
Ótimo post!

Anônimo disse...

Ótimo artigo.
É bem complicado MESMO. Se por um lado, nós investimos no processo (francês, taxas...), pelo outro lado, o Governo de Québec também investe alto (palestra, escritório em SP, francisação, etc). Então, parece injusto fazer um compromisso e depois, SEM AO MENOS TENTAR, mudar "de lado". É claro que existem situações diversas. Já vi casos de quem morou um tempo no QC, e recebeu uma boa proposta em TO, aí acho que é diferente. Concordo que é a consciência de cada um, mas entenderia se houvesse alguma punição relacionada a residência permanente. Complicado!
Um abraço.

Kissica [Responder Comentário] disse...

É um investimento muito grande da provincia para os imigrantes abrirem mão rapidamente. Acredito que vai das ofertas de emprego. Por exemplo, na área de jogos é bem ampla no Québec. Porém tem grandes empresas no resto do canadá. Se a proposta de emprego vier em outra provincia, acredito que o meu marido vai ficar bem balançado, pois é a área que ele sonha trabalhar o resto da vida. É um assunto bem delicado mesmo. Talvez se o governo fizesse alguma taxa ou um novo processo (não tão longo como imigrar) possa minimizar esta situação. Mas meu pensamento é imigrar para Québec é ficar por lá até porque já estou apaixonada pela provincia. Acredito que lá tem muitas oportunidades de emprego para mim e para o meu marido. Mas é muito difícil afimar que eu nunca deixaria o Québec, espero também não passar por isso.

Com o pé no Canadá [Responder Comentário] disse...

Primeiro... o q é Sirop d'érable??? rsrsrss

Eu vi essa matéria no Canada Imigration... e eu acho q estava se referindo apenas ao imigrantes empreendedores... q montam empresa.

Essa de prometer q vai ficar la eu nao sabia... mas se vc promete tem q ficar... é a condiçao... acho q se depois de um tempo vc consegue um emprego em outro lugar é diferente, mas pegar o CSQ e ir direto p outro lugar... acho q fica complicado... pq afinal... vc prometeu.

Bjs, Sa