domingo, 22 de maio de 2011

Palestra com a Maria João no RJ

Oie,

Ontem fui na palestra organizada pelo grupo Rio-Canada, no qual participo com a famosíssima Maria João. A Maria João trabalhou no consulado canadense por mais de 15 anos e saiu no final de 2009 para montar sua própria empresa de consultoria.

Pro pessoal mais antigo que pesquisa há bastante tempo sobre imigração, ir em palestras acaba as vezes sendo algo que a gente pensa que já viu e ouviu de tudo sobre essa coisa de imigração, processo etc..

A gente sempre lê as mesmas notícias em blogs, sites, experiência de alguns que ainda estão aqui.. outros que já estão lá... então muita coisa a gente sabe como funciona nesse mundo.

Agora, conhecer um pouco mais de como funcionam as coisas lá dentro foi algo bem interessante. 

Saber através da Maria João quais são os procedimentos, foi muito esclarecedor.. E percebi que muitas coisas que eu julgava VERDADE, na verdade são mitos...rs
Exemplos:
  • Eu não sabia que os processos dos refugiados, family class, turismo e vários outros que não lembro o nome, passam SEMPRE na frente do processo de imigração (seja de Quebec ou SW)
  • Eles param de analisar nossos processos para dar total prioridade aos processos acima. E quando tem muito pedido de visto de turismo, eles param de analisar para dar apoio na verificação de pedidos de visto de turista.
  • Atualmente apenas 1 funcionário é responsável por analisar os processos de imigração. (por isso que demora esse tempo todo...)
  • Quando o CIO sai de férias, todos os processos param de ser analisados.
  • Quando alguem pede demissão, eles param de analisar os processos por até 3 meses - devido a dedicação no treinamento da pessoa nova)
  • O tal sistema novo é agora conectado a internet e para preencher as informações de uma pessoa no processo, são necessárias navegar por 6 telas no sistema para inserir informações das pessoas. No sistema antigo, era super simples, eles preenchiam toda as informações da familia inteira utilizando apenas 2 telas do sistema. A vantagem desse sistema novo é que quando seu numero de processo for gerado, esse mesmo numero vai acompanhar você pra sempre no canada. Ele aparecerá no seu PR card tbm. Você terá um único número de identificação para o consulado. No sistema antigo, uma pessoa poderia ter várias números de identificação.
  • Se cair a internet deles, como caiu semana passada... nada mais funciona lá e NADA pode ser analisado o dia inteiro devido a ausência da rede.
  • Quando vc envia seu sedex pro consulado e confere no rastreio que seu pacote chegou. Isso significa que chegou apenas no prédio. Até chegar nas mãos dos agentes de imigração, parece outra viagem.. Isso tudo porque todos os pacotes que chegam agora tem que passar por uma verificação anti-bombas e por várias rotinas de segurança, até chegar dentro do consulado. E isso pode demorar alguns dias.
  • Descobri que os militares podem ter seus processos com um pouco mais de atraso devido uma verificação extra que eles fazem nos antecedentes criminais. E quando chegar no fim do processo, eles podem pedir documentos adicionais. Afffff :/
  • Descobri que a Maura é a recepcionista do consulado. Ela apenas pode dar informações padrões... E eu quase todo dia acendia uma vela pra ela pegar minha documentação e agilizar meu processo.... heheheheh
  • Descobri que a etapa federal pode levar 14 meses, devido a mudança do sistema (isso eu já sabia... :-/ )
  • Descobri que é inutil ficar ligando pro consulado pra obter informações. Pois eles não vão dar! E o macete é o seguinte: Quer saber informações do seu processo? NAO LIGUE! A recomendação oficial é que vc redija uma carta em inglês ou francês, para o consulado informando seu problema ou sua dúvida. Coloque nessa carta o máximo de informações possível a seu respeito (se já tiver o número de processo, coloque tbm!) e envie por sedex para o consulado.
  • Ao fazer esse procedimento acima, eles são obrigados a achar o seu File, olhar toda sua documentação, verificar se tem algum problema e então te responder num curto prazo, pois eles tem um sistema interno de correspondências. Todas correspondências desse tipo devem ser respondidas por eles.
  • Descobri que o pedido de exames médicos não é o fim. Normalmente quando eles pedem os exames médicos, eles enviam ao mesmo tempo o pedido de verificação de seus antecedentes criminais.
  • Se vc tiver algum problema.. ou morou fora.. pode ser que essa etapa de verificação de antecedentes demore meses...E pode ser que nessa última etapa eles peçam pra vc enviar de novo seus antecedentes criminais atualizados.
  • Descobri que cada caso é um caso. Nenhum processo tem mais prioridade que o outro, a não ser que o CIO determine isso durante a verificação da documentação.
  • E que todos os processos são analisados em ordem cronologicas (segundo a Maria Joao)

Bem.. é o que eu consigo me lembrar por enquanto.. assim que eu lembrar de mais coisas eu posto aqui...rs
Uma frase interessante que a MJ falou e que todos nós devemos ter sempre em mente é o seguinte: 
O Canada tem pena apenas dos Refugiados, por isso é considerado um país humanista. Nós, estamos indo pra lá como SW (trabalhadores Qualificados) e o Canada não abrirá as portas pra nós. Chegando lá, nós temos que mostrar trabalho, correr atrás, pois nada virá de graça.

Disso eu já sei.. mas é bom relembrar pra gente sempre ter os pés no chão e não chegar lá achando que é o país das maravilhas. Pois não é.

Por enquanto é isso..
Qualquer dúvida é só falar :D
Au revoir!


Palestra do Grupo Rio-Canada - Ao fundo Maria João Palestrando

sábado, 14 de maio de 2011

Dificuldades e Desafios

Sabe aqueles dias que vc está cansado? Pois é... eu tenho andado tão cansada...
Não aguento mais minha rotina.. acordar cedinho, enfrentar 2 horas de trânsito pra chegar no trabalho e mais 2 horas de trânsito para voltar.
Quando chego no trabalho é tanta coisa pra fazer que dá vontade de pedir as contas e ficar em casa esperando no portão o correio chegar com o envelopinho pardo.

Tenho andando meio desanimada com minha vida atual.
Estou realmente vivendo em função desse projeto de vida.
É complicado, pelo menos pra mim morar onde eu moro (que é longe de tudo) e não poder sair daqui, pois isso seria um gasto que não podemos nos dar o luxo de ter...

Falando sobre casa... como muitos sabem eu moro há 3 anos em Niteroi.
E não é um bairro nobre. Na verdade eu nunca morei em um.
Onde eu moro é longe de tudo, pego mais trânsito, é mais estressante, o local não é bonito e muito menos seguro...apesar de achar lugar "seguro" no Rio de Janeiro algo impossível hoje em dia.

Quando saí de Cabo Frio e vim morar em Niteroi eu era completamente do mato...rs o pessoal do meu trabalho no Rio me chamava de "minhoca da terra".. e eu nunca entendia...rs

Então quando conseguimos alugar uma casinha aqui em Niteroi com um preço quase de graça através da tia do meu esposo. Aceitamos imediatamente, afinal... apesar das dificuldade que sabíamos que íamos enfrentar tudo seria "provisório" então o sacrificio valeria a pena.

Passaram então 3 anos... e nesses 3 anos muitas coisas aconteceram:
Fomos conhecer o Canadá e saber se suportaríamos o frio como imigrantes...
Meses depois, meio que desistimos de imigrar (devido TI ter saido da lista)...
Fizemos planos pra tentar ir pra outro país... mas tbm não foi muito adiante... 
Então finalmente decidimos encarar o processo de Québec e conseguimos o CSQ!

Resumindo... estamos nessa história de vai ou não vai há mais de 4 anos...
Agora, sabemos que a única coisa que falta é o pedido de exames.. e esperar é algo que dói muito pra gente. É algo que cansa... estressa...

E sobre o lugar que estou morando? É algo que me cansa mais ainda. Sabe quando você não aguenta mais? Isso aqui tem se tornado cada vez mais perigoso. Tenho medo de sair a noite de casa sozinha. Não saio.
Tenho medo de chegar tarde em casa... mesmo com o Heitor do lado.
Tenho medo quando vejo carros de policia rodando o bairro todo...
Tenho medo de tiroteio. Na verdade sobre tiroteio é algo que posso dizer rotineiro por aqui ultimamente. Não me lembro qual foi a última vez que não ouvi um tiro de madrugada.
É chato, é terrível se acostumar com isso.
É péssimo viver presa dentro de casa.
É péssimo não poder melhorar um pouco a qualidade de vida aqui, por conta de um sonho que não sabemos ainda quando vai se tornar real.

Mas uma coisa é certa... se todo os sacrificios e dificuldades que estamos vivendo agora servir como "estágio" para nova vida no Canadá, acho que vamos chegar bem preparados lá.

É isso.. só mais um desabafo de quem está mais uma vez ouvindo alguns tiros lá fora.
Au revoir
Bon week-end

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como despachar minhas filhas

É...
sei que pode demorar muiiito esse tal pedido de exames médicos que deixa todo mundo doido...
Mas eu como sou a pessoa mais ansiosa e prevenida do mundo estou desde já pesquisando como farei para levar minhas filhas pro Canada... rs

Eu já pensei em várias possibilidades... mas ainda estou com uma mega dúvida do que vou fazer no final das contas..

Se dependesse de mim, elas iriam comigo no mesmo voo... e ponto!
Mas o Heitor... ele acha que eh muito arriscado leva-las no mesmo dia que a gente pois tem a questão da adaptação, casa ou apto para alugar que aceite cachorros (e elas apesar de serem "pequenas" e da raça poodle, parecem mais o Taz-Mania) Muiiiito agitadas... tudo é festa pra elas... rs

Meus vizinhos canadenses não vão gostar nem um pouquinho..rs

Agora imagine a gente chegando cheio de malas e mais 2 malinhas dessa? Não vai ser nada fácil...

Eu até concordei com ele.. meio contrariada...com bastante resistência.. mais até aceitei a principio essa ideia de deixa-las aqui no Brasil com meus pais.. até a gente arrumar tudo lá...

Mas e depois q arrumar?
Essa é a questão. O meu prazo mental é de no máximo no máximo 2 meses!
Eu sou apaixonada por elas.. e cada dia longe vai se um sacrificio terrível...

Conversando então com uma amiga que estuda comigo na école, ela me falou que o irmão dela, que mora em Ontario levou o cachorrinho deles através de uma empresa que trabalha exatamente com isso. Eles são responsáveis por transportar animais do Brasil para o exterior.

A cadelinha deles saiu do Sul do Brasil e foi pro Canadá através da empresa SYSBRAC. E eles falaram muito bem da empresa! Deu tudo certo no transporte! Alguém mais já ouviu falar da SYSBRAC?

Mandei um email para eles hoje pedindo um orçamento para transportarem minhas monstrinhas e eles foram bem rápidos e deram bastante informações de todos os procedimentos.

O meu único problema é que a saída para o Canada é a partir de São Paulo. Então eu teria que arrumar uma forma, não sei como ainda de envia-las para SP!

Essa empresa por enquanto está sendo nossa alternativa... e talvez mais barata.. eu acho.
Pois antes dessa opção, a única que tínhamos era do Heitor voltar pro Brasil 2 meses depois exclusivamente para pega-las....rs

Vou montar um post aqui de como ficou o orçamento deles e todas as informações que eles me enviaram. Espero que possa ser útil para quem também deseja levar seus amiguinhos pra outro país.

Au revoir
Minhas filhas! :)