domingo, 24 de fevereiro de 2013

Faltam 7 dias para o Landing!

Salut!

Quem diria... faltam 7 dias dias para nossa chegada a Montreal! Parece que foi ontem, que estávamos dando entrada no processo, sonhando com esse dia.
Talvez esse seja meu último post aqui do Brasil. Não sei se terei tempo de escrever nos próximos dias. Mas queria deixar registrado aqui minha última semana no Brasil-sil-sil! :)

Bem, pra início de conversa, engordei! 
Nada como ficar em casa, sem trabalho e comendo de TUDO que amo e sei que talvez não ache com facilidade em Montréal... rs
Comprei também algumas coisinhas aqui no Brasil pra levar, coisas curiosas, como pano de chão e abridor de lata (aquele que usamos aqui no Brasil), me falaram que os do Canadá são ruins e me recomendaram levar também.

Passei e estou passando a maior parte do meu tempo com meus pais, família e amigos queridos.
Também passo horas com minhas filhas, fazendo bastante cafuné e brincando com elas. Já tô morrendo de saudades. :'(

Ontem revisei a minha listinha de coisas a fazer antes de ir, listinha essa que já estava pronta (há alguns anos...rs).

Achei também algumas dicas no Blog: Vida Nova Québec. São excelentes dicas para quem ainda tem dúvidas do que levar e o que providenciar antes de ir!

Documentos que devem ser levados para o Québec:
- Visto de residência canadense; - CSQ; - Passaporte; - Outros documentos de identidade; - Certidão de nascimento; - Carteira de motorista válida; - Dinheiro canadense em espécie ou em cheque de viagem; - Carteira de vacinação; - Diplomas, certificados de estudos e outros atestado de escolaridade; - Histórico escolar; - Descrição dos cursos e dos estágios realizados - Documentos relativos ao seu reconhecimento junto a uma ordem ou a uma profissão; - Cartas de recomendação de antigo e atual emprego; - Currículo atualizado.
O que levar nas malas?
a) Itens importantes - Jogo de roupas de cama e de banho - Itens de higiene pessoal: shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, produtos para cabelo, pasta de dente etc. (para as primeiras semanas) - Guarda-chuva e mochila - Computador portátil e máquina fotográfica - Adaptador universal para tomada - Kit manicure (para as meninas) (afiar o alicate) - Pequenos artigos de cozinha de uso diário - Anticoncepcional e remédios de primeira necessidade Não levar muitas roupas, pois lá não custam caro.
b) Aparelhos eletrônicos O sistema elétrico do Québec (110 V) utiliza uma tomada do tipo "duas facas" e a maioria dos equipamentos do Brasil utiliza uma tomada com dois terminais redondos, portanto eles não encaixam (não me refiro às novas tomadas). É importante levar do Brasil adaptadores em quantidade suficiente para seus aparelhos, pois os mais baratos no Québec custam 10 $ CAN mais taxas e no Brasil custam bem menos que isso. Últimas providências antes de viajar:
- comprar malas (atenção para as especificações da cia. aérea); - comprar passagens aéreas; - providenciar apartamento mobiliado para o primeiro mês; - pedir demissão no trabalho; - cancelar registro no conselho profissional; - pegar declarações de experiência de trabalho; - fazer seguro de saúde para os três primeiros meses; - decidir como levar suas economias e tomar as providências necessárias para isso; - trocar dólares canadenses para as primeiras despesas; - deixar procuração com algum parente para resolver eventuais pendências; - deixar cópias autenticadas de documentos importantes com familiares; - cancelar cartões de crédito, plano de saúde, serviço de internet, telefone fixo e celular, luz, água, gás etc.; - ir a médicos: dentista, oftalmologista, ginecologista, clínico geral; - comprar alguns remédios de primeira necessidade; - atualizar carteira de vacinação; - fazer uma segunda armação dos óculos (para quem usa, claro); - vender ou doar objetos que não serão levados; - fazer as malas!!!!
É isso aí pessoal!
Eu não sei o que o Canadá nos reserva, estou muito ansiosa pra descobrir.
Agora está chegando a hora. Hora de engolir o choro, respirar fundo, entrar no avião e começar de novo. :)
Au revoir!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Quando fiquei doente...

Depois de algumas semanas de ausência, estou de volta e correndo contra o tempo!
Nos últimos dias fiquei muito doente, tive dengue e pneumonia ao mesmo tempo. Nunca tive isso antes, sofri horrores!
O pior de tudo (ou não) é que isso resolveu acontecer poucos dias depois do meu pedido de demissão na empresa. 

No meu trabalho, quando alguém pede demissão imediatamente a pessoa perde direto a usar o plano de saúde que a empresa oferece. Eu quase nunca usava o plano, mas quando mais precisei, não tive direito. Então minha única alternativa era correr para emergência quando comecei a passar mal no trabalho.
Um amigo me levou na UPA (unidade de pronto atendimento) em Botafogo, RJ. Cheguei lá morrendo de frio, dores no corpo, quase não conseguia ficar de pé. Duas horas esperando e finalmente fui atendida por um médico que parecia ter 15 anos de idade. Falei pra ele todos os sintomas, ele olhando pra mim, deu o diagnostico dele: É sinusite seu problema!
Como assim? Eu questionei. Perguntei se sinusite dava dores no corpo, peito, frio extremo, vontade de vomitar... ele disse que sim... e depois de uns minutos resolveu levantar da cadeira dele e ver minha garganta. 
Ele simplesmente sacou o celular Iphone dele, acendeu a lanterna do telefone e colocou quase dentro da minha boca para iluminar!!! Inacreditável!
Eu mal acreditava no que estava acontecendo... preferível passar mal em casa do que naquele lugar. 
Só sei que depois de eu insistir ele pediu que eu fizesse um exame de sangue e me passou remédio junto com o soro para aliviar minhas dores. 
Depois de algumas horinhas no soro o resultado do exame de sangue saiu. Estava tudo certo. Pode ir embora pra casa. Tome Dipirona se sentir de novo dores, disse ele.
Isso aconteceu numa sexta, no dia seguinte viajei para Cabo Frio, para casa dos meus pais e os sintomas voltaram, piores...
Fui direto para um hospital que ainda tenho convênio em Cabo Frio, por conta do meu marido ser Militar. Cheguei lá fui logo atendida e o médico suspeitou de pneumonia depois de ter me examinado. Fiz o Raio-x e realmente era pneumonia. :(
Fiz outro exame de sangue e minha plaquetas abaixaram drasticamente e através do exame o médico viu que também estava com dengue! :O
Só sei que foram 7 dias de pura agonia, muitas dores e remédios fortíssimos que parecia me deixar mais mal ainda. Uma semana depois que começou a fazer efeito e eu finalmente consegui ficar de pé sem sentir vontade de desmaiar. Ainda tenho mais uns dias de antibióticos, mas graças a Deus estou melhorando.
Eu nunca passei por essa situação e posso afirmar que foi um pesadelo. Sinto pena de quem tem como única opção o sistema de saúde público do Brasil. A quantidade de médicos despreparados é grande, a falta de estrutura também.

Mas apesar de TUDO, eu ainda agradeço por ter passado por esse problema aqui no Brasil. Bem ou mal, minha família estava aqui para me ajudar quando mais precisei, tive o cuidado e carinho de meus pais enquanto estive doente. Não sei como seria se os sintomas dessa doença terrível aparecesse nos meus primeiros dias de Canadá. Não sei até onde o seguro saúde cobriria os custos. Além disso tem toda questão emocional de você acabar de chegar e já ter mais esse problema horrível pra enfrentar.
Agora que estou melhor vou voltar ao trabalho de resolver os problemas e estresses que antecedem essa mudança. Mudança geral de vida. \o/
É isso aí meu povo... faltam 2 semanas e 5 dias!
Au revoir