sábado, 10 de dezembro de 2011

Você Realmente Quer Imigrar???

Uma frase muito famosa entre os imigrantes é: "Imigrar NÃO é para todos".

Cada vez mais eu compreendo o que realmente significa essa frase. Imigrar é algo que vc tem que querer de coração mesmo. Você aprende muito, erra muito, cai, levanta, sente saudades, passa por dificuldades, mas vc realmente sabe o que quer e sabe onde quer chegar.

O que tenho visto nesses últimos dias são dezenas de pessoas simplesmente desistindo de seus sonhos, sem ao mesmo se dar o trabalho de tentar.

Não falo isso só porque já estou indo pro nono mês de espera do pedido de exames médicos, já passei pelo stress da entrevista e dei entrada no federal. Mas eu falo isso por experiência própria. 

Imigrar pro Canadá é um sonho pra mim. É algo que eu almejo não é de ontem. Há mais de 4 anos eu sonho com isso. Desanimei muitas vezes nesses últimos anos. Mas o sonho nunca morreu.

Eu já passei por algo parecido uns anos atrás. Eu estava estudando feito louca para prova do IELTS e dar entrada no processo federal (Skilled Work), isso há pouco mais de 2 anos atrás. Quando de repente levei uma rasteira. O processo federal MUDOU! A minha profissão (TI) saiu da lista do NOC! Fiquei sem chão! E agora???

Senti exatamente como muitos estão sentindo agora com essa mudança do processo de Québec. Naquele momento eu não tinha mais alternativas. A não ser esperar...

Até que conheci o processo de Québec... era algo inimaginável pra mim e pro Heitor. Estudar francês era como aprender japonês pra gente. Mas temos um sonho né? Porque não tentar? Não sabíamos quanto tempo levaria para poder formar as primeiras frases em francês... achava que demoraria anos pra gente conseguir passar numa entrevista em francês...
Mas depois de muita dedicação, incrivelmente depois de 3 meses já conseguíamos manter uma conversa básica e começamos a evoluir rapidamente nesse novo idioma. \o/

O que quero dizer é que se vc REALMENTE quer algo, porque vc vai desistir na primeira barreira?
Afinal... o que mudou no processo de Québec???
Você vai precisar fazer uma prova de francês? Vai gastar um pouco mais de grana pra enviar sedex pro méxico? Esse é seu medo?
Gente.. isso não é NADA quando se tem um sonho! Vcs estão esperando o que pra meter a cara nos livros e estudar francês? Fazer simulados da prova.. na internet há milhares de dicas e simulados sobre esse teste de conhecimento de francês!

Estudar francês é uma obrigação de quem esta indo pro Québec! Que trauma tem mudar um pouco o foco dos estudos (que antes eram pra entrevista) para uma provinha de francês?
Eu não vejo mal algum, nem tem muita diferença.

O processo de Québec é única alternativa para muita gente. E as portas "ainda" estão abertas, não sabemos até quando. 
Uma pessoa que desiste assim, sinceramente acho vai ter muito mais dificuldades lá fora, quando começar a encarar as adversidades.
Lá o ínicio vai ser dificil, isso é fato, a adaptação, procura de emprego, tudo isso pode ser muito estressante. 
Você tem que começar a se preparar ainda aqui no Brasil. Imagina se vc desistir cada vez que algo não for do seu agrado lá fora? Lá não é o país das maravilhas. Muita coisa pode te decepcionar também. 
Sua mente deve estar preparada desde já.

Enfim... é o que eu penso sobre isso tudo. 
Você realmente quer imigrar??? Sua chance é AGORA! Estude!

Au revoir

10 comentários:

Cláudia Calumby Lisboa [Responder Comentário] disse...

Ótimo post Monique, o espírito é realmente esse, imigrar não é para todos. As dificuldades são muitas, mas se vc quer mesmo, passa por elas e aprende com elas. Quem desiste na 1a dificuldade é melhor não vir para o Canadá.
O governo dá sim muita ajuda aos imigrantes, mas o governo não te pega pela mão. É vc que tem que achar os lugares, é vc que tem que bater em várias portas...
Mas vale muito estar aqui!

Unknown [Responder Comentário] disse...

Obrigado pelo estimulo!

Anônimo disse...

Adorei o post, Monique! É isso mesmo! Assino embaixo totalmente!

O processo de imigração como um todo é super difícil: juntar documentos, ser aprovado, esperar séculos pelo visto, fazer economias, se mudar com 2 ou 3 malinhas para levar sua vida inteira, se adaptar a uma nova cidade, um novo país, uma nova cultura e uma nova língua, ser aceito pela nova sociedade, se fazer reconhecido, mostrar o seu valor, se realizar! Ufa! A lista é gigante e os desafios que enfrentamos para sobrepujá-la também.

Para se propor um desafio desses a pessoa tem que ter garra desde o iniciozinho, não dá pra desanimar por causa de uma prova e uma mudança de endereço do escritório!

Beijos,
Lídia.

Anônimo disse...

Concordo com tudo!!

Anônimo disse...

Concordo com tudo!!

M e H [Responder Comentário] disse...

Cláudiaaaa, que bom ver vc por aqui :D
Realmente obstáculos sempre terão, a gente só não pode desanimar e ficar reclamando das mudanças.
O governo de Québec ajuda muito, porém muita gente acha que assim que chegarem lá e tudo vai cair do céu. Aí começa outro processo né? Vc tem vivido isso aí... Recomeçar...
Isso realmente não é pra qualquer um. :)

Lucy [Responder Comentário] disse...

Concordo plenamente com você!! E outra, tem o custo da prova mas para quem não é de SP vai ter a economia da viagem para entrevista né. E fora o stress de não passar. A prova você faz uma vez e não tem 'reprovar', é só a questão de nivel, se não tirar o nível que quer, estuda mais um pouquinho, faz outra prova e era isso. O que não é tão fácil quando se reprova na entrevista, não é mesmo?
Tenho uns amigos que desanimaram um pouco, mas porque iam mandar os documentos agora, tudo certinho e pimba... mas consegui fazê-los ver as vantagens.
Quem realmente quer ir, não desiste!

José Márcio [Responder Comentário] disse...

Falou tudo! Quem realmente tem o desejo de uma qualidade de vida diferenciada não deve enxergar isso como um obstaculo!
E so pensar que com o teste em mãos o seu processo será muito mais facil, entrevista tambem, se houver!
Isso é so mais um de tantos obstaculos que virão pela frente!

Thiago e Raquel Vinicius e Arthur [Responder Comentário] disse...

excelente post monique, a realidade eh esta, quer imigrar, se prepare bastante, acredito que com isso vai acabar com o oba obade pessoas que simplesmente ouviram a palestra, gostaram, e estao naquela do vamos ver no que vai dar, e a gente sabe que nao eh assim, eu estou de acordo como BIQ, acredito que o idioma eh o minimo que vc pode fazer para ir se adaptando desde ja a um novo pais.

abs,
torcemos por vcs
Thiago e Raquel

Hanna [Responder Comentário] disse...

Eu entendo esse sentimento...já parei varias vezes de tentar o processso, mas o sonho não acaba..nao adianta, ainda quero tentar o processo de imigracao nem que seja pra no começo só ter o visto e dps tentar a vida lá...agora voltei pro francÊs firme e forte e vamos que vamos.

Boa sorte pra vocês!!
beijos